Fred Alves
Pela quarta vez em sua história, a Câmara Municipal de Pedro Afonso terá uma mulher como presidente. Encabeçando a chapa única “União faz a força”, a vereadora Lili Benício (PSD) foi eleita para presidir a Casa de Leis a partir de 1º de janeiro de 2015.
O pleito aconteceu na manhã da sexta-feira, 7 de novembro, durante sessão extraordinária, onde os sete vereadores presentes elegeram Lili Benício por unanimidade. Só não participaram Sirleide do Movimento (PMDB), que está de atestado médico, e Irene do Sindicato (PDT), que chegou a articular uma vaga como vice na chapa, mas não compareceu devido a outro compromisso.
A eleição foi tranquila e a nova mesa diretora do legislativo ainda terá o atual presidente Coelho (DEM) como vice-presidente, Sipriano Soares (PMDB) – 1º secretário, Toinho – 2º secretário e Rodrigo Lustosa (PSD) o tesoureiro.
Após a divulgação do resultado, Lili Benício afirmou que mesmo exercendo o seu primeiro mandato parlamentar, está preparada para comandar o legislativo pedroafonsino em 2015. “O fato de ser mulher aumenta minha responsabilidade, mas sou movida a desafios, luto constantemente com meus medos, porém acredito que sou capaz de cumprir essa missão. Quero fazer uma gestão com a participação de todos os vereadores e tenho como prioridade trabalhar pelo desenvolvimento de Pedro Afonso”, afirmou Lili em entrevista ao CNN.
Os vereadores fizeram questão de parabenizar a presidente eleita e prometeram ser parceiros da sua gestão.
Sipriano Soares desejou que Lili administre a Casa de Leis com lisura, olhando para a cidade.
“Será uma gestão com responsabilidade e inovação”, acredita Rodrigo Lustosa.
Além de parabenizar a presidente eleita, o petista Mirleyson Soares disser ter apoiado Lili por confiar na parlamentar, sem interesses políticos, e ainda por ela ter feito o compromisso de valorizar todos os vereadores.
Veterano no parlamento pedroafonsino, Toinho (PTB) lembrou que cada vez mais a mulher tem ocupado posições de destaque na política brasileira, citando a reeleição da presidente Dilma (PT). “Agora a Câmara de Pedro Afonso terá um mulher na presidência, o que não acontecia desde 2001. Isso mostra a força da mulher”, declarou.
“Acredito que a vereadora Lili Benício vai fazer um mandato voltado para o desenvolvimento da cidade e para os interesses da comunidade”, discursou Coelho. O atual presidente, que fica no cargo até o próximo dia 31 de dezembro, também agradeceu o apoio recebido dos demais parlamentares durante o seu mandato.