Economia

SERVIDORES DENUNCIAM

Atraso no Redad e falta de combustível podem comprometer fiscalização contra aftosa

31/10/2014 20h35 - Atualizado em 04/11/2014 09h25
Atraso no Redad e falta de combustível podem comprometer fiscalização contra aftosa
Servidores protestam por pagamento do Redad

Fred Alves

Pela segunda vez neste ano, servidores da Agência de Defesa Agropecuária – Adapec na Regional de Pedro Afonso procuraram a reportagem do CNN para reclamar do atraso no pagamento do Ressarcimento de Despesas de Atividades de Defesa Agropecuária (Redad), previsto para ser pago no último dia 20 de outubro. Atrasos anteriores já foram noticiados pelo CNN nos meses de novembro e dezembro de 2013, e em janeiro deste ano.

Os funcionários também informaram que desde 18 de outubro, cerca de 20 veículos estão parados na Regional por falta de combustível e manutenção.

Segundo o fiscal agropecuário Kadson da Costa Glória, representante regional da Associação dos Funcionários da Adapec (AFA), os dois problemas já comprometem atividades de fiscalização e de defesa sanitária. “Esse benefício é que mantém os custos da equipe volante que dá apoio a 12 municípios da regional e também dos fiscais que atuam nas cinco barreiras fixas. Com esse dinheiro é pago transporte para deslocamento, hospedagem e alimentação. Do jeito que está não dá para trabalhar. Isso ocorre em toda as regionais”, explicou.

Conforme o representante da AFA, sem o Redad e com os veículos parados, os servidores que atuam nos escritórios deixam de realizar serviços como visitas a propriedades rurais, vacinação, vigilância sanitária, capturas de morcego e coletas de matérias para diagnósticos de doenças que podem comprometer a sanidade vegetal e animal. “Esses problemas podem comprometer a campanha de vacinação que começou no sábado, dia 1º de novembro, e o status do Tocantins de zona livre de aftosa. Não será possível cumprir as metas de vacinação cobradas pelo Ministério da Agricultura”, alerta.

O fiscal agropecuário Kadson da Costa Glória afirmou que os servidores já entraram em contato com a diretoria financeira do órgão em Palmas, no entanto nenhuma providência foi tomada.

Com o atraso do Redad, cerca de 120 servidores estão prejudicados, sendo 44 que atuam diretamente na fiscalização. Segundo os servidores, o benefício deve ser pago todo dia 20 de cada mês e obedece a uma tabela de acordo com a categoria profissional do servidor. Foram estipulados os seguintes valores: R$ 1,419,00 para Inspetores Agropecuários, 1,307,00 para Fiscais de Barreira Volante e R$ 1.088,00 para Fiscais de Barreiras Fixas e Escritório.

Adapec responde 
Em resposta ao atraso do pagamento do Redad, a Adapec informou que o processo já se encontra na Secretaria da Fazenda e que em breve o pagamento deverá ser efetuado. Segundo a Agência, a data para o pagamento do Redad passou a ser no dia 25 de cada mês, conforme decidido em assembleia realizada com a Associação de Funcionários da Adapec.

“Sobre a falta de combustível, as providências já foram tomadas para regularizar a situação e não trazer prejuízos a campanha. Vale lembrar, que é de responsabilidade dos produtores rurais a realização da vacinação do rebanho durante a campanha que ocorrerá de 1º a 30 de novembro”, disse Adapec sem estipular prazos para pagamento do Redad e nem para solucionar a falta de combustível e de manutenção dos veículos.
 

VEJA TAMBÉM: