Fred Alves
Evento mais tradicional de Tupirama, a 11ª Festa da Manga acontece no próximo sábado, 8 de novembro, na Quadra de Esportes Ricardo A. Coelho, no centro da cidade.
O evento começa às 19 horas e tem em sua programação exposição de várias espécies de mangas; apresentação de trabalhos de estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Maria José Alves Miranda, Creche Municipal Anaídes Brito Miranda, SESI e Biblioteca Anna Brito Miranda; vendas de doces e derivados da manga; apresentações culturais (poemas, poesias e peças teatrais) e shows com as bandas Balanço da Noite e Forró Efeitos.
Será possível conferir trabalhos dos alunos mostrando desenhos e pinturas dos tipos de manga existentes na região, cartazes confeccionados com frase sobre a fruta, álbum de fotos com as espécies de manga, depoimento de idosos sobre a Festa da Manga, colagens com diferentes tipos de mangas, painel com os tipos de mangas, artesanato com caroços da fruta, gravuras, varal com artes, árvore de Natal confeccionada com galhos de manga e enfeitada com caroço de manga, entre outras criações.
A entrada da festa organizada pela Prefeitura de Tupirama é gratuita.
Preservação
A Festa da Manga é reconhecida através da lei nº 2.122, de 4 de agosto de 2009, como bem de valor cultural e patrimônio histórico do estado do Tocantins. A safra da fruta acontece de novembro a janeiro. Na região existem cerca de 80 espécies conhecidas da fruta.
As culinaristas de Tupirama transformam a manga em diversos pratos deliciosos como doces, bolos, pudim, tortas, rocambole, brigadeiro, mousse, sorvete, picolé, salada, panetone, compotas, geléia, sucos, vitaminas e vinagre. Até o caroço é aproveitado para a produção de chaveiros, bonecos e diversos enfeites.