Com o objetivo de informar e orientar estudantes e a comunidade sobre a importância do respeito às leis de trânsito, integrantes do 3º Batalhão da Polícia Militar realizaram palestras e participaram de várias atividades durante a Semana Nacional do Trânsito, que neste ano teve o tema “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre” e aconteceu de 18 a 25 de setembro.
As ações educativas foram realizadas em parceria com o Ciretran – Circunscrição Regional Trânsito de Pedro Afonso e também conscientizaram pedestres e condutores de veículos. Segundo o pedagogo do Ciretran, Fabricio Rocha, as atividades atenderam, diretamente, cerca de 3 mil alunos das redes públicas municipal e estadual de educação.
Ao longo da semana, os tenentes Tolentino e Romes, e o sargento Nunes, realizaram sete palestras com o tema “Segurança no Trânsito”, para alunos e professores do Colégio Cristo Rei, Escola de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury e Escola Estadual Ana Amorim, em Pedro Afonso; no Colégio Estadual Alfredo Nasser, no município de Bom Jesus do Tocantins; e na Escola de Tempo Integral Maria da Glória, em Tupirama.
Com uma linguagem direta e apresentação de dados estatísticos e vídeos, os militares abordaram as principais diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), instituído em 1997, com ênfase para a responsabilidade dos órgãos fiscalizadores, regras que condutores de veículos e pedestres devem seguir, tipos de infrações, penalidades para quem comete crimes e as principais causas de acidentes.
Além disso, a Polícia Militar apoiou a realização de blitz educativas, distribuição de material informativo e bafômetros, passeio automobilístico, simulação de trânsito, apresentação de teatro e passeio ciclístico, nos três municípios.
Conscientização
Para o comandante do 3º BPM, major Miranda, a realização da Semana do Trânsito é de fundamental importância. “O trânsito faz parte da vida da população, é obrigação de todos diariamente orientar, conscientizar e cobrar o cumprimento das leis. A Polícia Militar deu sua contribuição de forma prática”, ressaltou.
“Nosso objetivo foi plantar uma sementinha para que essas crianças e adolescentes possam se tornar adultos responsáveis no trânsito”, explicou o tenente Tolentino.
Mensagem recebida
Iva Cristina tem 12 anos e estuda no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ana Amorim. A adolescente assistiu atentamente a palestra “Segurança no Trânsito”, ministrada na escola pelo tenente Tolentino, conta ter percebido a importância do uso do cinto de segurança e prometeu transmitir os conhecimentos adquiridos aos pais e vizinhos. “Vi que cada um tem sua responsabilidade no trânsito. Se motoristas e pedestres seguirem as regras é possível evitar acidentes e mortes”, afirmou.
Já a orientadora educacional da Escola de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury, onde também foi realizada palestra sobre trânsito para 253 alunos, acredita que o trabalho de conscientização realizado pela Polícia Militar contribui na formação dos alunos que vão se tornar cidadãos mais conscientes.
(Com informações da Ascom 3º BPM)