Fred Alves
Na sessão realizada na manhã da quinta-feira, 15 de outubro, os vereadores pedroafonsinos voltaram a cobrar que o diretor-presidente do Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa), Clarindo Rocha, compareça à Casa de Leis. Os parlamentares ainda criticaram a postura do gestor e disseram que ele desrespeita o legislativo ao não atender às convocações.
Segundo os vereadores, neste ano Clarindo Rocha já foi convidado duas vezes para prestar informações. Em março um requerimento do vereador Salim Bucar (SD) foi aprovado, mas o diretor do Sisapa não atendeu ao chamado do parlamento municipal.
Já no último dia 18 de setembro, por sugestão da vereadora Sirleide do Movimento (PMDB), a mesa diretora convidou Clarindo Rocha a comparecer à Casa de Leis para prestar informações e apresentar dados sobre a arrecadação com as tarifas de água, investimentos executados para acabar com as constantes interrupções no fornecimento de água, falta de hidrômetros e número de consumidores inadimplentes. Os vereadores também querem saber se o Sisapa estaria deixando de “cortar” a água de consumidores que não pagam a tarifa.
“É brincadeira, já é falta de respeito mesmo o que ele [Clarindo Rocha] está fazendo com a Câmara. Ele tem que vir esclarecer o que está acontecendo com a água de Pedro Afonso”, afirmou exaltado o vereador Salim Bucar, criticando a postura de outros secretários municipais, que segundo ele, também não respeitam o legislativo.
O líder do prefeito na Câmara Municipal, Sipriano (PMDB), que presidiu a sessão, também cobrou a presença de Clarindo Rocha. “Ele tem que comparecer e informar o que foi solicitado. Se ele não vir na próxima sessão, vamos tomar as providências cabíveis”.
Já a vereadora Irene do Sindicato (PDT) foi mais incisiva ao se referir à postura de Clarindo Rocha: “Acho que não devia chamar mais não, mas sim enviar um documento e dizer para ele cumprir seu dever”.
Os outros dois vereadores presentes a sessão – Lili Benício (PSD) e Toinho (PTB) – também cobraram a presença do gestor do Sisapa.
Diretor afirma ter comparecido
Por telefone, Clarindo Rocha informou ao CNN que esteve na Câmara de Pedro Afonso para prestar esclarecimentos, porém no dia da sessão o número de vereadores foi insuficiente para a realização da sessão. “Mandei ofício, marquei a data, compareci, mas não deu quórum e não houve sessão. Nunca me neguei a ir e estou pronto para responder aos questionamentos”, assegurou Rocha.
A próxima sessão da Câmara de Pedro Afonso está agendada para o dia 23 de outubro, a partir das 8h45.