Fred Alves
Os 253 alunos da Escola de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury, de Pedro Afonso, tiveram uma aula diferente na manhã da terça-feira, 23 de setembro. Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, o tenente da Polícia Militar Renato Tolentino, integrante da equipe do 3º BPM, ministrou a palestra Segurança no Trânsito.
Foram abordadas as principais diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), instituído em 1997, com ênfase para a responsabilidade dos órgãos fiscalizadores, regras que condutores de veículos e pedestres devem seguir, tipos de infrações, penalidades para quem comete crimes e as principais causas de acidentes.
O palestrante lembrou que a ingestão de bebidas alcoólicas, ultrapassagens em locais indevidos, veículos em mal estado de conservação e a imprudência são os principais causadores de acidentes nas estradas brasileiras. “Álcool e drogas não combinam com a direção”, chamou atenção e destacou a importância do uso do cinto de segurança, e a atenção que motoristas e pedestres devem ter nas ruas, avenidas e estradas.
O instrutor também apresentou números impressionantes sobre o trânsito brasileiro. Segundo ele, em 2013 os acidentes nas rodovias deixaram 500 mil feridos e causaram a morte de 34 mil pessoas, número superior aos dez anos da Guerra do Vietnã, quando morreram 10 mil pessoas. Já neste ano, conforme o tenente Tolentino, somente no feriado de Corpus Christi, 86 pessoas perderam a vida e 857 ficaram feridas em acidentes de trânsito. “São números alarmantes que servem para chamar a atenção para os cuidados que devemos ter”, explicou o palestrante.
“Nosso objetivo foi plantar uma sementinha para que essas crianças e adolescentes possam se tornar adultos responsáveis no trânsito”, comentou o tenente Tolentino. Ele também alertou aos estudantes que passar trote por telefone para os órgãos de segurança é crime. “O deslocamento desnecessário de uma viatura pode impedir que uma equipe atenda quem realmente precisa”, concluiu.
Parceria
A Escola de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury atende alunos de 11 a 15 anos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e tem vários parceiros. A orientadora educacional da instituição, Fabiane Costa Santos, considera o 3º BPM um dos maiores parceiros da escola. “A Polícia Militar sempre apoia nossa ações. Somos muito gratos por esse auxilio que contribui na formação de nossos alunos”, enfatizou a educadora, lembrando que após a palestra os professores vão realizar atividades em sala de aula, onde os alunos irão produzir textos e debater os assuntos abordados na palestra.
Semana do Trânsito
As atividades da Semana do Trânsito nos municípios da área de abrangência do 3º BPM iniciaram no último dia 19 e prosseguem até quinta-feira, 25 de setembro, com várias atividades , e tem como parceiro o Ciretran de Pedro Afonso.