Economia

CAPACITAÇÃO

Coapa mira exigências do mercado e investe na qualificação profissional de colaboradores

25/08/2014 14h17 - Atualizado em 27/08/2014 10h00
Coapa mira exigências do mercado e investe na qualificação profissional de colaboradores
Divulgação

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) conhece as exigências do mercado, cada vez mais competitivo, e investe na qualificação profissional de seus colaboradores. Nos últimos três anos quase 30 profissionais participaram de diversas capacitações, dos mais simples como cursos de vendas até pós-graduações, a exemplo do MBA em Gestão Empreendedora, Sustentabilidade e Inovação em Cooperativas.

Neste mês, os colaboradores da cooperativa pedroafonsina João Lopes, Maria Silvana Ramos, Fernando Coelho e Handerson Denilson Bihain iniciaram a participação na terceira turma do projeto de formação continuada Gestão Empresarial das Cooperativas Tocantinenses (Gescoop). A iniciativa do Sescoop/TO também conta com mais 42 alunos membros de outras cooperativas tocantinenses.

A capacitação busca fazer com que os alunos utilizem conhecimentos técnico-científicos e sejam capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais nas cooperativas onde trabalham.

O primeiro dos dez módulos – Cooperativismo, Organização do Quadro Social e Lei 5764/71 – aconteceu no último dia 15 de agosto na sede da OCB/TO, em Palmas. O curso segue até maio de 2015.

Expectativas positivas
Depois de participarem do primeiro módulo do curso, os integrantes da Coapa estão com boas expectativas e esperam adquirir conhecimentos que serão úteis no desempenho de suas atividades profissionais.

O engenheiro agrônomo Fernando Coelho trabalha na área técnica da Coapa há pouco mais de seis meses e considera o curso dinâmico e prático. “É um curso longo com vários módulos, com isso muitos aspectos de uma cooperativa acabam sendo envolvidos, já que são abordados assuntos como gestão, finanças, negociações e noções de cooperativismo”, comenta o colaborador.

Para Handerson Bihain, já no primeiro módulo foi possível ter uma compreensão mais ampla sobre o sistema cooperativista. O assistente comercial atua na cooperativa há dez meses e acredita que a capacitação vai trazer subsídios para atender ainda melhor os cooperados.

Na Coapa desde o ano 2000 e com a experiência de quem já participou de vários cursos na área de cooperativismo, a agente de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos avalia que o Gescoop é de suma importância para o desempenho profissional do participante, pois atualiza seu conhecimento e enriquece o seu dia a dia na cooperativa, dando fôlego novo aos objetivos de cada um de participar da gestão com novos saberes. “Minhas expectativas são direcionadas à forma com que serei capaz de transmitir o que aprender a meus dirigentes e cooperados, repassando ainda o que for possível aos meus companheiros da Coapa”, relatou.

O próximo módulo do Gescoop será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, e vai abordar o tema Gestão de Pessoas.

 

VEJA TAMBÉM: