Cidades

FOCO NO CIDADÃO

Ministério Público ganha sede própria em Pedro Afonso

23/08/2014 19h49 - Atualizado em 25/08/2014 15h57
Ministério Público ganha sede própria em Pedro Afonso
Fred Alves

Fred Alves

Depois de funcionar por vários anos e um prédio pequeno e alugado, o Ministério Público Estadual ganhou uma sede própria em Pedro Afonso. A solenidade de inauguração ocorreu no final da tarde da sexta-feira, 8 de agosto, e foi prestigiada por várias autoridades, entre elas, a procuradora-geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Benício, e o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Nos discursos os membros do Ministério Público Estadual destacaram que a nova sede vai propiciar melhores condições de trabalho aos servidores e, consequentemente, um atendimento de qualidade ao cidadão que procurar o órgão.

“Aqui o cidadão é a excelência. Essa é a casa do povo”, resumiu a procuradora-geral Vera Nilva.

O promotor Luiz Antônio Francisco Pinto, coordenador das promotorias da comarca, afirmou que a entrega da nova sede é a realização de um sonho que possibilitará mais conforto a servidores e usuários. “Espero que com essa nova estrutura possamos atender ainda melhor o cidadão”, disse Luiz Antônio.

“Que as pessoas se sintam bem e a cidadania seja feita aqui dentro. Aqui o povo será tratado com excelência”, discursou o promotor de justiça Juan Aguirre, para quem a nova sede vai propiciar a estrutura adequada para o desempenho das atividades do Ministério Público.

Atuação destacada
Membros de outros órgãos da justiça aproveitaram a ocasião para destacar a atuação dos componentes da Ministério Público na Comarca de Pedro Afonso.

Para a defensora pública, Teresa de Maria Bonfim Nunes, os promotores realizam um trabalho valoroso.

“Os promotores tem buscado soluções extrajudiciais e ajudado a solucionar as demandas de forma rápida”, disse a juíza Lucian Costa Aglantzakis.

Segundo o juiz Milton Lamenha de Sirqueira, a construção da nova sede “representa o empoderamento da população” e o local será o “farol da cidadania”.

O prefeito Jairo Mariano considera que a edificação do novo prédio embeleza a estrutura da cidade e ressaltou que o Ministério Público é a voz das pessoas mais fragilizadas.

A obra
A edificação possui 485,27 metros quadrados de área construída, onde estão distribuídos: três salas para promotores de justiça, três salas para analistas jurídicos, sala de reuniões, plenário com capacidade para 50 pessoas, recepção, arquivo, banheiros, copa, depósito e almoxarifado. Há, também, garagem privativa para membros e estacionamento para servidores e para a população. A obra demandou um investimento de R$ 1.073.000,00.

Além de amplo e confortável, o prédio é funcional, tendo sido planejado especificamente para as atividades ministeriais, seguindo o padrão arquitetônico que uniformiza as sedes das Promotorias de Justiça. As novas instalações ainda contam com uma localização favorável, nas proximidades do fórum local, na região central da cidade. Atualmente, as Promotorias de Justiça daquela Comarca funcionam em imóvel alugado.

A obra teve sua construção iniciada em 27 de setembro de 2013. Com a inauguração, Pedro Afonso passa a ser a 16ª Promotoria de Justiça do Tocantins a contar com sede própria. (Com informações do MPE)
 

VEJA TAMBÉM: