Turismo e Meio Ambiente

RECURSOS NATURAIS

Descida de Balsa Ecológica acontece no próximo sábado e chama atenção para preservação dos Rios Sono e Tocantins

23/07/2014 10h16 - Atualizado em 23/07/2014 10h21
Descida de Balsa Ecológica acontece no próximo sábado e chama atenção para preservação dos Rios Sono e Tocantins
Corpo de Bombeiros

Fred Alves

Acontece no próximo sábado, 26 de julho, em Pedro Afonso, a V Descida de Balsa Ecológica. A saída será em um local localizado há cerca de 500 metros acima da Barra do Lajeado e a chegada na praia do Rio Sono, por volta das 16h30.

A balsa foi construída utilizando materiais como metalon, piso naval e tambores, considerados ecologicamente corretos, possui 72 m² e tem capacidade para transportar 132 pessoas, mas deve levar 80 pessoas nesta edição do passeio.

Um ônibus vai fazer o transporte dos participantes até o local da saída. Ele parte da Praça Coronel Lysias Rodrigues às 8 horas.

Para participar basta comprar o passaporte que custa R$ 100,00 por pessoa e dá direito a camiseta, viseira, seis fichas de bebidas, churrasco, almoço e música ao vivo com sanfoneiro. Quem for acompanhar em outras embarcações pode adquirir a camiseta e a viseira pelo valor de R$ 35,00. Interessados em participar podem ligar nos telefones 8415-0956 (Alba Maria), 8408-4352 (Evanis) ou 8414-0860 (Chica).

Os organizadores alertam que é obrigatório o uso de colete salva-vidas durante todo o percusso. A segurança dos participantes foi solicitada a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e Companhia Individual de Polícia Rodoviária Ambiental (Cipra).

Pedro Afonso Ecológico
A V Descida de Balsa Ecológica é uma iniciativa do Projeto Pedro Afonso Ecológico, criado em 2009 com o objetivo de conhecer e preservar os Rios Sono e Tocantins, e as nascentes de água da região de Pedro Afonso. O trabalho é coordenado por Alba Maria Brito Cardoso, Maria Francisca, Evanis e Julhão.

A ação ambiental também busca mapear áreas degradadas das nascentes e matas ciliares dos Rios Sono e Tocantins e nascentes da região; reflorestar áreas degradadas da mata ciliar, com plantas nativas da região, e arborizar áreas da cidade e pátios das escolas e órgãos públicos.

São parceiros do projeto a Coapa, Syngenta, Matriz Máquinas e Suprimentos, Centro-Norte Notícias, É Notícias, Supermercado Primão, Mineirão Carnes e Academia Focus.
 

VEJA TAMBÉM: