Em setembro de 2004 uma turma de amigos de Palmas se reuniu para jogar futebol aos sábados. A intenção era aliar descontração e esporte. A “pelada” do final de semana se transformou em amizade, casamentos surgiram, filhos cresceram e até já participam dos jogos, e o Bola & Viola, como o grupo é conhecido, completa 10 anos de existência neste mês.
A iniciativa partiu de policiais civis e filhos de Pedro Afonso que moravam na capital tocantinense. Com o passar dos anos o grupo foi aumentando através de convites e novas amizades. Atualmente são aproximadamente 60 jogadores e amigos que já participaram ou participam das partidas de futebol todo sábado, faça chuva ou sol.
Tudo começou com o idealizador do Bola & Viola é Aluizio Galvão e pioneiros como Fred Alves, Jakson, Ildeu, José Dirceu, Rafael Sales (Shaolin), Ruy Bucar, Arudá Bucar, Joney, Amilton, Thiago Galvão e Lucas.
O pontapé inicial ocorreu dia 19 de setembro de 2004, na quadra de esportes do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (SINPOL), onde o grupo jogou por seis meses. Com a chegada de novos jogadores, os organizadores viram a necessidade de realizar os jogos em um campo society, por ser maior, então passaram a alugar os campos sintéticos do espaço do Fluminense, onde disputaram as peladas por um ano e meio. Por fim, através de um convite feito pelo presidente da Quadra 1004 Sul, mudaram as atividades para o Atenas Futebol Society, onde estão até hoje.
“O nome Bola & Viola teve sua origem através de diversas confraternizações que fazíamos após nossos jogos, na maioria das vezes na chácara do Ruy Bucar. As confraternizações resultavam em futebol, cervejas churrasco e muita música. Certa vez o Arudá Bucar sugeriu que o nome do grupo deveria ser Bola, Viola, Algema e Pistola, porque no grupo tem muitos policiais e cantores que também tocam pagode e violão, mas o nome ficaria muito grande, então resolvemos deixar somente Bola & Viola”, relata com bom humor Aluizio Galvão.
“Hoje somos uma família chamada Bola & Viola e temos muitos jogadores que ajudam a manter nosso grupo unido e forte por esses 10 anos de existência”, ressalta, citando nomes como Caponi, Edesio, Wesley, André, Durval, Alessandro, Jean, Eloi, Regino, Rômulo, Baiano, Cleiton, Jorge, Marcelo, Magdiel e Romário.
“Quero agradecer a todos por fazerem parte de nossa família Bola & Viola, e deixar registrado o orgulho que tenho em ter criado esse grupo e a satisfação em ter cada integrante conosco durante esses 10 anos”, finaliza Aluizio Galvão.