Segurança e Justiça

EM LOCAL ESTRATÉGICO

Sede do 3° BPM deve ficar pronta em janeiro de 2015

26/08/2014 08h59 - Atualizado em 28/08/2014 15h15

Fred Alves

Começou na primeira quinzena de julho a construção da sede definitiva do 3° Batalhão da Polícia Militar, em Pedro Afonso.

O comandante do 3° BPM, major Miranda, informou com exclusividade à reportagem do CNN, na segunda-feira, 11 de agosto, que será construída uma área de 1.191 metros quadrados. A área total disponibilizada para a Polícia Militar é de 40 mil metros quadrados e fica ao lado do Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto, onde atualmente funciona um campus avançado do Instituto Federal do Tocantins.

A obra está orçada em R$ 1.200,000,000 e os recurso financeiros são provenientes do Tesouro do Estado e de um convênio firmado com o Banco do Brasil. Os serviços estão sendo executados pela empresa Constructor LTDA-EPP e a previsão é que o prédio esteja pronto em janeiro de 2015.

Serão edificadas salas para os setores administrativos, alojamentos para praças e oficiais, banheiros, pátio, entre outras instalações. No futuro, conforme o major Miranda, a intenção é fazer um campo de futebol para práticas esportivas.

Para o major Miranda, a nova sede vai possibilitar melhores condições de trabalho aos militares, já que atualmente a unidade funciona em um prédio construído em 1975 e que não oferece condições apropriadas para o desempenho das atividades.

“A nossa sede vai funcionar em um local estratégico, na entrada de Pedro Afonso, e ajudará no trabalho preventivo, pois quem chegar com a intenção de cometer algum crime vai ver o prédio do 3° BPM e saber que a cidade conta a segurança da Polícia Militar”, explicou Miranda.

O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Benício, considera a nova sede do 3º BPM de fundamental importância, pois segundo ele, concederá dignidade aos policiais militares que exercerão suas atividades num local próprio com construção adequada e não improvisada. “Também, fará com a PM local tenha maior mobilidade ao se instalar num local estratégico para as ações emergenciais, concedendo maior segurança à comunidade local”, comentou o militar que também é pedroafonsino.

Reforço no efetivo
O comandante do 3° BPM ainda informou que em junho a unidade, responsável pela segurança de mais dez municípios além de Pedro Afonso, recebeu o reforço de 32 militares recém-formados no curso de formação de soldados.

Conforme o major Miranda, os militares passaram por um período de adaptação e nesta semana parte deles foi enviada para atuar nas cidades de Itacajá, Rio Sono, Recursolândia, Tupiratins, Itapiratins e Centenário. “Também reforçamos as guarnições de Pedro Afonso que vão atender as necessidades de Bom Jesus do Tocantins e Tupirama”, completou.
 

VEJA TAMBÉM: