Além de colocar no ar, na última semana, reportagem sobre o potencial econômico de Pedro Afonso, o Especial MATOPIBA produzido pela equipe do programa Caminhos da Produção, do Canal do Boi, também exibiu matéria que aborda o pioneirismo do produtor rural João Damasceno de Sá, proprietário da Fazenda Brejinho. Ele nasceu em 15 de julho de 1920 em Carolina (MA), e faleceu no dia 21 de julho de 1991, em Pedro Afonso.
Clique aqui e veja a matéria.
Graças ao trabalho do agropecuarista e de sua família, atualmente a propriedade rural pedroafonsina é considerada modelo e desenvolve a integração lavoura-pecuária em uma área 1400 hectares, onde são cultivados soja, milho, sorgo, seringueira e capim, além de criado gado no sistema de confinamento para venda.
Na reportagem foram entrevistados os agropecuaristas João Damasceno de Sá Filho e José Edgar de Castro Andrade, respectivamente filho e genro de João Damasceno de Sá, que juntamente com outros familiares administram a Fazenda Brejinho.
O especial conta a trajetória do pioneiro que chegou a Pedro Afonso em 1945 e com personalidade visionária foi o primeiro a trazer um trator e um boi de raça para o município, além de incentivar a mecanização para a produção em grande escala de grão.
“Foi uma luta danada, não tinha máquina para colher e nem secador para secar o arroz”, lembrou José Edgar, ressaltando ainda quem em 1991 a Fazenda Brejinho começou a plantar soja, quando a cultura era praticamente desconhecida na região.
Bola da vez
Ainda na reportagem foi ouvido o produtor rural de Pedro Afonso e atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Edmar Corrêa Oliveira. Ele enfatizou que o Tocantins é a “bola da vez” e oferece excelentes condições para quem pretende investir no agronegócio.