Wislane Lima
Mesmo com as críticas aos valores investidos e atrasos nas obras para a Copa do Mundo, muitos brasileiros estão ansiosos com a realização da competição no seu país e se prepararam para acompanhar as partidas da seleção brasileira ao lado de familiares e amigos. A competição começou dia 12 de junho, quando o Brasil venceu a Croácia por 3 a 1, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Em Pedro Afonso os torcedores já compraram camisas, bandeirolas, fogos de artifícios, entre outros itens indispensáveis, além de enfeitarem seus automóveis e casas com bandeiras.
Entusiasmado, o comerciante Jesuílo Alves de 42 anos, conta sorridente como aconteceu a mobilização que foi realizada pelos moradores para enfeitar de verde e amarelo a Rua Maranhão, no Zacarias Campelo. “Sempre carreguei em mim o sonho de assistir a Copa do Mundo no Brasil. Por isso, não poderia deixar de ajudar a embelezar esse tão esperado momento, mesmo que fosse somente a minha rua”, revela.
Cada vizinho contribuiu com o valor de R$ 10,00 para a compra do material necessário para ornamentação. Os amigos se juntaram, fizeram as bandeirolas e desenharam a Bandeira do Brasil nas paredes de algumas casas. “Carrego uma esperança muito grande de ver a seleção brasileira vitoriosa e, juntamente com os meus vizinhos, estarei em todos os jogos torcendo muito para que isso se concretize”, diz Jesuílo.
Também morador da mesma rua, o desempregado Bartolomeu da Cruz, 39 anos, está satisfeito com o resultado da ação. Ele enfatiza que bom humor e positividade não irão faltar para acompanhar os jogos. “Copa do Mundo é alegria e nos orgulha saber que estamos sediando um evento tão grandioso como este”, avalia.
Moradora do Setor Aeroporto II, Mires Lopes, 34, adquiriu sua camisa verde e amarela para torcer pela seleção brasileira. “Compreendo perfeitamente os motivos das manifestações, pois o Brasil necessita sim de sanar as prioridades sociais, saúde, segurança pública, entretanto os protestos deveriam ter acontecido antes de tudo se materializar, agora é fazer uma festa bonita e torcer pelo hexa”, frisa auxiliar de serviços gerais.
“O período de jogos vai agregar valiosos rendimentos financeiros para Pedro Afonso, pois a movimentação nos comércios e pontos de lazer vai aumentar, tendo em vista que alguns jogos irão abranger a temporada de praia”, analisa o servidor público estadual, Elenilso Campos, 33 anos, sem deixar de criticar: “se bem que toda essa renda que foi investida nos estádios poderia ser empregada em educação, segurança e infraestrutura, problemas visíveis em nosso país”.
Amante do futebol, o magistrado Milton Lamenha de Siqueira, 49 anos, concorda com os protestos, desde que não haja vandalismo. Particularmente pretende torcer muito pela seleção canarinho. “Eu vou torcer muito pela seleção brasileira, e vai ter Copa sim!”, resumiu.
Aumento nas vendas
No comércio a expectativa é que as vendas cresçam. Lojas de diferentes ramos estão com decoração alusiva à Copa do Mundo. Atendente de caixa em uma loja de variedades, Weilany Cândido de Morais vê com otimismo as vendas no período que antecedeu o início da competição e acredita em um aumento até o final da competição. “Comercializamos quase todos os produtos para a Copa que tínhamos. Graças a Deus as vendas superaram nossas expectativas”, revela entusiasmada.