O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza do Tabocão foi preso novamente na madrugada do domingo, 11 de maio, por volta das 3h30, acusado de estar dirigindo um veículo sob efeito de álcool. Essa foi a segunda vez neste ano que ele é detido pelo mesmo motivo. As informações estão no Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado na 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Guaraí.
Weliton Bernardes da Costa (PMDB), de 35 anos, detido em Guaraí, conduzia um veículo Corsa Classic Life, quando teria sido abordado por uma guarnição da Polícia Militar. Os policiais teriam alegado em depoimento que o acusado "ziguezagueava com o veículo por uma avenida da cidade" e que ao ser abordado, acabou parando o carro no meio da rua.
O teste de alcoolemia (bafômetro), realizado pelos policiais militares, comprovou que o condutor estaria com 1,11mg/l, quantidade considerada crime pela atual legislação de trânsito. Ao ser preso, o delegado de plantão teria impetrado uma fiança no valor de 10 salários mínimos (R$ 7.240,00), além da multa, que pode chegar à quase R$ 2 mil reais. O vereador alegou não ter condições de quitar e por este motivo, encontra-se recolhido à carceragem da Casa de Prisão Provisória (CPP) local, aguardando posicionamento da Justiça.
Em 1º de janeiro deste ano, Weliton, foi detido pelo menos motivo, só que em Fortaleza do Tabocão. O acusado chegou a desacatar os policiais que atendiam a ocorrência, alegando que estaria sendo perseguido. Na época o teste de alcoolemia teria registrado 0.91mg/l, o que também é considerado crime pela atual legislação de trânsito.
Durante seu depoimento prestado à autoridade policial, Weliton preferiu manter o silêncio, resguardando seu direito constitucional de permanecer calado. (Com informações do Portal Marcelo Gris)