Política

SOLENIDADE

Legislativo fecha semestre com entrega de títulos e moções de aplausos

07/07/2014 10h42 - Atualizado em 07/07/2014 10h45

Fred Alves

Com dez pessoas no plenário, incluindo pessoas que receberiam homenagens e seus familiares, o legislativo pedroafonsino realizou a última sessão ordinária do semestre na manhã da quarta-feira, 18 de junho. Não houve votação de matérias, pois na reunião da terça-feira, a pauta foi encerrada. Em seguida aconteceu sessão solene para entrega de honrarias.

Foram agraciados com títulos de cidadãos pedroafonsinos o empresário Deusimar Milhomens Cavalcante e o ex-vereador Fernando Moraes. As homenagens foram propostas, respectivamente, pelas vereadoras Irene do Sindicato (PDT) e Sirleide do Movimento (PMDB).

Ainda receberam moções de aplauso a Liga Esportiva de Pedro Afonso (LEPA), a karateca Jéssica Benício Santos e a vereadora Sirleide do Movimento.
Ao receber o título, Deusima Milhomens lembrou que todos tem um papel a cumprir na sociedade, principalmente os vereadores. “O homem tem que deixar uma história, um legado”, afirmou.

O homenageado chegou a Pedro Afonso em 1985. Além de empresário, preside o diretório municipal de PDT desde 2010. Também foi um dos fundadores dos diretórios municipais do PT e PSDB. Ligado a Igreja Católica ajudou a realizar cerca de 100 casamentos comunitários, além de contribuir na criação da catequese para adultos e na realização semanal do café da manhã na Capela Sagrada Família.

“Não sou merecedor dessa honraria, mas poder contar com essa homenagem é uma grande alegria. Tem um valor inestimável”, disse o ex-vereador Fernando Moraes, 35 anos. O engenheiro agrônomo, natural de Rio Verde (GO), mudou-se para Pedro Afonso em fevereiro de 2002. Trabalhou com planejamento rural e foi professor do Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto.

Filiou-se ao PMDB em 2008, ano em que foi eleito vereador. Como parlamentar foi vice-presidente da Câmara Municipal, presidiu inúmeras comissões e apresentou 24 projetos de lei, dois projetos de resoluções, 38 indicações, 58 requerimentos e 29 emendas. Na atual gestão foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo por dez dias, quando deixou o cargo para voltar à iniciativa privada.

Reconhecimento
“Essa homenagem me enche de orgulho e aumenta minha responsabilidade para representar bem Pedro Afonso e o Tocantins”, disse Jéssica Benício, que também agradeceu os patrocinadores e aos veículos de comunicação pedroafonsinos, entre eles o CNN, pelo apoio na divulgação das suas atividades.

Em novembro de 2013, a atleta venceu o Campeonato Panamericano de Karatê, em Brasília. Com a conquista, a pedroafonsina de 20 anos se classificou para o Campeonato Mundial de Artes Marciais, que acontecerá em novembro de 2014, em Buenos Aires, na Argentina. A karateca competiu na categoria faixa preta adulto com atletas de 18 a 21 anos, e foi prata no kata (movimentos de ataque e defesa numa luta imaginária) e ouro no kumite (combate), onde lutou com o ombro esquerdo machucado. Para se sagrar campeã ela fez quatro lutas em dois dias. O torneio teve a participação de cerca de 150 atletas da Argentina, Venezuela, Equador, Chile e Brasil.

Ao receber a moção de aplausos, o presidente da LEPA, João Batista, disse que o trabalho da entidade é feito de forma voluntária. “Fazemos porque amamos o esporte pedroafonsino. Ajudamos a tirar crianças das ruas e a afastá-las das drogas”.

Fransber Oliveira, secretário da Liga, destacou que aconteceram muitos avanços no esporte do município depois da criação da LEPA, há três anos, e que a instituição está aberta para apoiar todos os esportes. Ele também destacou que há apoio para as ações, mas o incentivo pode ser maior.

Já o vice-presidente da LEPA, Filho Tranqueira, lembrou que a instituição trabalha para a inclusão social das pessoas que praticam esportes no município.
Em julho, na temporada na praia Rio Sono, a LEPA realizará torneios de futebol e vôlei de areia, além de tênis de mesa.

Lili Benício (PSD), autora da moção a Sirleide do Movimento, disse que atitude é um reconhecimento ao trabalho que ela faz em prol da luta pela moradia.
“Tenho orgulho de ser militante da luta pela moradia. Nunca vou esquecer de onde vim”, discursou Sirleide.

Presenças
Além de familiares dos homenageados, também prestigiaram a solenidade o vice-prefeito de Pedro Afonso, Gilmar Lacerda (PMDB) e secretários municipais. 
 

VEJA TAMBÉM: