Na tarde da terça-feira, 29 de abril, uma reunião no gabinete do prefeito Jairo Mariano (PDT) definiu os últimos detalhes para a construção de uma creche no setor Aeroporto II. A obra, no valor de R$ 1,4 milhão, será executada com recursos do Governo Federal, provenientes do programa Pró-Infância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A previsão é de que a creche fique pronta até o final do ano.
A empresa responsável pela construção será a Casa Alta Construções Ltda, que tem sede em Curitiba (PR). Segundo o engenheiro Marcelo Gomes de Sousa, executor da obra, a empresa participou de uma licitação do Regime Diferenciado de Construção (RDC), diretamente em Brasília (DF), tendo vencido em 11 estados. No Tocantins, serão cerca de 50 obras espalhadas pelo estado.
O engenheiro também explicou que, na construção da creche, será aplicada uma nova tecnologia, com um tipo de PVC, motivo pelo qual será trazida uma equipe de fora para conduzir o trabalho. “Para a execução do serviço será contratada mão de obra local – temos o compromisso de gerar emprego nas cidades que as obras são executadas – mas como se trata de uma tecnologia inovadora, com novos métodos, teremos também uma equipe permanente, de fora, acompanhando e treinando”, explicou Marcelo.
O prefeito Jairo Mariano destacou que a creche será muito importante para o setor Aeroporto II, que conta com cerca de 700 famílias, e revelou que a administração continua buscando recursos para a execução de novas obras no município. “Quem realizou o processo licitatório dessa creche foi o Ministério da Educação (MEC), o município apenas assinou o contrato. Isso faz parte de todo um trabalho, em Brasília, por recursos, dos quais não temos garantias, mas continuaremos buscando, para oferecer os benefícios que a comunidade tanto precisa. Estamos dando o máximo de nós para cumprir com as nossas obrigações, e esperamos que, depois dessa obra, muitas outras logo possam movimentar a cidade”, informou o prefeito.
Para a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Pedro Afonso, Flávia Marson, a obra será um marco na educação do município. “Teremos mais um espaço para o desenvolvimento das crianças, um espaço mais dinâmico, alegre e adequado, que representa um marco, permitindo que as crianças sejam trabalhadas desde cedo, e atendendo à necessidade de muitas mães, que precisam trabalhar”, disse ela.
Segundo o secretário Antônio Neto (Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras), a previsão é de que os trabalhos iniciem dentro de 60 dias, depois de transcorridos todos os trâmites padrões. Uma vez que a obra tenha iniciado, a estimativa é de que fique pronta dentro de sete meses. (Da Assessoria)