Parceira do grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), a Coapa pretende ampliar o apoio ofertado ao projeto que desenvolve ações de reciclagem e educação com crianças e adolescentes de Pedro Afonso e mais quatro municípios, desde 2014,
Na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, na sede da cooperativa, o fundador do AMA, professor Fabricio Rocha, foi recebido pelo superintendente José Rander Lopes e a agente de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos.
Na ocasião, ficou acertado que a Coapa auxiliará na instalação e vai dar suporte técnico para implantação de um viveiro de mudas, ainda neste ano, na Praça Ecológica, implantada pelo AMA em Pedro Afonso. A intenção é produzir mudas para recuperar áreas degradadas e ajudar na arborização dos municípios da região.
“Um dos princípios do cooperativismo é o Interesse pela Comunidade e esse apoio ao grupo Amigos do Meio Ambiente é uma ação concreta. Esperamos contribuir para formar jovens com uma nova mentalidade ”, avalia José Rander.
Satisfeito com a parceria, o ambientalista Fabricio Rocha afirma que a implantação do viveiro de mudas será uma atitude pioneira. “Será um local para realizarmos nossas atividades de educação ambiental. A Coapa é uma grande parceira, ficamos felizes com esse apoio que é fundamental”, diz Rocha.
Além do apoio para implantação do viveiro, a agente de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos, com longa experiência na criação de associações de produtores e comunitárias, se comprometeu a ajudar na formalização do grupo Amigos do Meio Ambiente. De posse de uma identidade jurídica, o projeto poderá realizar convênios com entidades públicas e privadas e receber recursos financeiros para custear seus gastos.
Parceria duradoura
A parceria da Coapa com o grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA) teve início em setembro de 2014 no Dia C, quando a cooperativa 64 cedeu mudas de árvores de espécies nativas e seus colaboradores juntamente com as crianças do projeto as plantaram em áreas dos municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins e Pedro Afonso.