Política

CRISE NA BASE

Jairo Mariano responde acusações feitas pela vereadora Sirleide do Movimento

22/04/2014 10h22 - Atualizado em 23/04/2014 20h50
Jairo Mariano responde acusações feitas pela vereadora Sirleide do Movimento
Arquivo CNN

Fred Alves

Em nota (íntegra abaixo) enviada na quarta-feira, 16 de abril, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), respondeu as acusações feitas pela vereadora Sirleide do Movimento (PMDB) na última sessão da Câmara Municipal de Pedro Afonso.

Nova discussão entre Sirleide e Sipriano é marcada por acusações de retaliação e apropriação de área pública

As acusações foram feitas durante a votação de um requerimento do líder de governo, Sipriano (PMDB), solicitando ao executivo que destine uma área pública no Setor Aeroporto II para construção de um posto de saúde. A área em questão tem 3.453 m² e nela fica localizada a sede do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), que é coordenado justamente por Sirleide. Irritada a parlamentar disse que a propositura era uma retaliação ao requerimento de sua autoria aprovado na última sessão, no qual solicita para a Prefeitura de Pedro Afonso que envie mensalmente à Câmara Municipal relatórios dos processos licitatórios. Ela acusou o prefeito Jairo Mariano de “estar por trás” do assunto e de perseguição política.

Na nota, o prefeito explica que a destinação da área é necessária para a construção do posto de saúde e que o processo para liberação de recursos financeiros para execução das obras está em fase adiantada no Ministério da Saúde.

A nota diz ainda que “a administração municipal considera grave a acusação da existência de “especulação imobiliária” na referida área, e defende que a vereadora Sirleide do Movimento apresente mais detalhes e ofereça denúncia formal às autoridades competentes para que o caso seja investigado, e, constatado o fato, sejam tomadas as providências cabíveis”.

O prefeito não comentou sobre a afirmação da parlamentar de que estaria sofrendo retaliações após solicitar informações a respeito das licitações realizadas pelo governo municipal.

Confira a nota.

NOTA OFICIAL
Sobre as declarações da vereadora Sirleide do Movimento na sessão da Câmara de Pedro Afonso desta terça-feira (15), na qual acusou:

1) o chefe do executivo de “estar por trás” de requerimento – de autoria do vereador Sipriano – que pede a destinação de uma área pública, sede do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) para a construção de um posto de saúde no setor Aeroporto II;

2) a administração municipal de não tomar medidas contra suposta especulação imobiliária que promoveria vendas de áreas no bairro;
A prefeitura de Pedro Afonso esclarece:

1) a demanda de uma área para instalação de um posto de saúde no setor Aeroporto II foi constatada pelo vereador Sipriano junto a Secretária Municipal de Saúde, que trabalha na obtenção de recursos para a construção de um posto de saúde e foi comunicado pelo Ministério da Saúde da necessidade de se disponibilizar um terreno para a liberação de recursos. Considerando:

a) a importância e os benefícios que tal obra proporcionariam à comunidade do setor;

b) que o processo está bem encaminhado junto ao Ministério da Saúde, restando como ponto principal a disponibilização de um terreno;
A administração municipal defende a destinação da referida área para a construção de um posto de saúde no setor, acreditando ser coerente, tanto pelo executivo quanto pelo legislativo, uma ação que irá proporcionar inquestionáveis benefícios à população.

2) a administração municipal considera grave a acusação da existência de “especulação imobiliária” na referida área, e defende que a vereadora Sirleide do Movimento apresente mais detalhes e ofereça denúncia formal às autoridades competentes para que o caso seja investigado, e, constatado o fato, sejam tomadas as providências cabíveis. A prefeitura de Pedro Afonso esclarece ainda que não comercializa lotes, e que a área citada pela vereadora foi ocupada em gestão anterior a atual – no intuito de regularizar a situação, o município estará nos próximos dias emitindo títulos, seguindo todos os procedimentos legais, para a legalização da situação das famílias que vivem na área.

Atenciosamente,
Jairo Mariano – prefeito do município de Pedro Afonso (TO)
 

VEJA TAMBÉM: