ORIENTAÇÃO

Destinação correta de embalagens de agrotóxicos evita danos ambientais e aos seres humanos

04/06/2014 11h05 - Atualizado em 10/06/2014 16h52
Destinação correta de embalagens de agrotóxicos evita danos ambientais e aos seres humanos
Da Web

Manter o campo limpo é um benefício para o meio ambiente e para o homem do campo. O produtor rural pode contribuir devolvendo as embalagens vazias de agrotóxicos. Em Pedro Afonso é possível entregar na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, uma das 112 centrais brasileiras, localizada na Rodovia TO-010, Km 5, Margem Esquerda, na zona rural do município.

Desde o último dia 1º de junho, a entrega é feita mediante agendamento. Para isso, o produtor deve ligar nos telefones (63) 8447-4005 ou 8109-2118. Outra novidade é que a triagem das embalagens agora é feita no próprio caminhão transportador.

Segundo o responsável pela unidade, Elias Riguetti, a intenção é melhorar a qualidade a qualidade dos serviços prestados, dar mais segurança aos procedimentos e atender as normas legais.

Riguetti explicou que os produtores, em sua maioria, fazem a devolução corretas das embalagens. Em 2013 a unidade recebeu 85.234 toneladas. Neste ano, até o dia 3 de junho, foram recepcionadas 52.139 toneladas.

Fiscalização
Nesta região, a equipe da Supervisão Vegetal da Agência da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária da Regional de Pedro Afonso é quem fiscaliza a devolução correta e se está sendo feita a tríplice lavagem. “Nossa intenção não punir, mas sim orientar o produtor rural que é nosso parceiro”, explica o responsável pelo setor, Lenyhawre de Almeida Lima. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3466-2131. A destinação incorreta das embalagens pode resultar em notificações e multas por parte dos órgãos ambientais. Além disso, pode configurar crime ambiental e o infrator responder criminalmente.

Tire suas dúvidas
A Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, usando material produzido pelo Inpev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, apresenta dicas de como proceder para realizar a destinação correta das embalagens. Confira.

Por que lavar e devolver?
As embalagens vazias de agrotóxicos devem ser lavadas e devolvidas em cumprimento à Lei Federal no. 9974/00. A destinação final correta das embalagens vazias contribui para a preservação da saúde humana e do meio ambiente e possibilita a economia de produto resultante da lavagem das embalagens. Além disso, se lavadas adequadamente, as embalagens vazias podem ser recicladas.

Como guardar as embalagens vazias?
As embalagens devem ser armazenadas com suas respectivas tampas, rótulos e de preferência na caixa de papelão original ou em embalagens de resgate em local coberto e trancado, ao abrigo de chuva e com boa ventilação.

Este local pode ser o próprio depósito das embalagens cheias. As embalagens vazias podem permanecer armazenadas temporariamente na propriedade até que o agricultor junte a quantidade suficiente para transportar para uma unidade de recebimento.

Quando e onde devolver?
O agricultor tem o prazo de até 1 ano (contado após a compra dos produtos) para devolver todas as embalagens vazias junto com as tampas e rótulos na unidade de recebimento indicada na nota fiscal de compra do produto.

As embalagens vazias devem ser preparadas para a devolução, sendo que cada tipo de embalagem deve receber um tratamento diferente. O comprovante de entrega das embalagens deve ser mantido por um ano para fins de fiscalização.

Se sobrar produto na embalagem, poderá devolvê-la até 6 meses após o vencimento.

Em Pedro Afonso podem ser entregues na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas.

Como preparar as embalagens para a devolução
Imediatamente após esvaziar a embalagem no tanque do pulverizador, deve ser realizada a tríplice lavagem ou lavagem sob pressão das embalagens vazias. Este procedimento, além de minimizar o desperdício de produto, possibilita que a embalagem seja reciclada. Para evitar a reutilização, as embalagens vazias devem ser perfuradas.

Uma embalagem submetida à tríplice lavagem ou lavagem sob pressão reduz o risco de contaminação humana, dos animais e do meio ambiente. Outro fator importante está relacionado à economia proporcionada pela lavagem. Cada lavagem reduz a quantidade de resíduo de produto na embalagem a níveis cada vez mais seguros
.
Como realizar?
Esvazie completamente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador. Adicione água limpa até ¼ do seu volume. Tampe a embalagem e agite-a por 30 segundos. Repita a operação por 3 vezes. Inutilize a embalagem perfurando o fundo e armazene na propriedade até o momento da devolução.

Mais informações no site do Inpev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – www.inpev.org.br.
 

Tópicos

VEJA TAMBÉM: