Eduardo Azevedo
A senadora Kátia Abreu (PMDB) licenciou-se oficialmente na noite da quinta-feira, 05, da presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet). Com o afastamento, a parlamentar cumpre o prazo eleitoral para desincompatibilização e se dedicará à reeleição. Em seu lugar assume o 2º vice-presidente da Faet e presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso, Edmar Corrêa. O 1º da linha sucessória da instituição, Paulo Carneiro, não assumiu o cargo por ter pretensões de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa (AL).
De acordo com Kátia, o novo presidente é de sua confiança e continuará os serviços da federação de forma ética e eficiente. “O Edmar é extremamente profissional. É uma liderança que tem conhecimento e inovação. Ele está preparado para isso, pois é ético e competente na defesa do setor. Ele fará melhor do que eu”, assegurou.
O novo presidente ressaltou ao Centro-Norte Notícias que assumir a presidência da Faet é uma conquista para a cidade de Pedro Afonso e destacou que já tem planos para a cidade. “Nós estamos pensando em desenvolver um programa que vamos chamar de Travessia Pedro Afonso. É um programa que eu vou defender aqui na federação e que eu tentarei levar para a nossa cidade. Eu estou acompanhando aqui e sei das necessidades dos produtores de Pedro Afonso. Esse seria o nosso primeiro serviço”, disse.
O projeto teria como objetivo impulsionar a produção rural local e transformar as pequenas propriedades em verdadeiras empresas rurais. “Quero deixar as portas da Faet abertas para todos os produtores do Estado e vou fazer aquilo que estiver ao meu alcance”, completou Edmar.
Produtores satisfeitos
A posse de Edmar reuniu produtores rurais de todo o Estado. O agricultor e pecuarista em Pedro Afonso, Leonardo Queiroz Matos, destacou ao CNN que um representante do município na presidência da Faet é uma grande conquista para a região. “Além de ser algo que nos deixa orgulhoso é também um novo horizonte que se abre para a gente ter perto da gente um presidente da federação. Nossa região é uma região das maiores produtoras. É como uma forma de recompensa pelo que Pedro Afonso já fez pelo cenário econômico do Estado”, declarou.
O produtor rural Antônio Inácio Barbosa, que também mora em Pedro Afonso, afirmou ao CNN acreditar que com a posse de Edmar na Faet, vários benefícios serão obtidos pelos agricultores da região. “Na parte de informação será muito bom, pois saberemos o que a Faet tem de benefícios para os produtores como treinamentos, desenvolvimento pessoal e também a questão da nossa representatividade. É uma conquista para a região”, completou.
Presidência temporária
Edmar ressaltou ao CNN que só ficará na presidência da federação durante os períodos pré-eleitoral e eleitoral, isto é, por pouco mais de quatro meses. “Depois do fim das eleições a senadora assumirá novamente o cargo”, finalizou.