Política

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Kátia Abreu diz que trecho da BR 235 até Pedro Afonso será contemplado no PAC 3

13/06/2014 10h29 - Atualizado em 13/06/2014 15h29

Fred Alves

A senadora Kátia Abreu (PMDB) concedeu entrevista exclusiva ao Centro-Norte Notícias, na sexta-feira, 30 de maio, em Pedro Afonso, após ministrar palestra no seminário Hidrovia Tocantins: Um rio de oportunidades. Além de falar da importância da hidrovia e das eleições deste ano, a senadora afirmou que BR 235, conhecida como estrada da CBPO, será contemplada no PAC 3 do Governo Federal.

O que o funcionamento da Hidrovia Tocantins representará para o Estado?
Nós só podemos pensar em emprego e em industrialização do Tocantins se tivermos todas as condições de logística e de transporte para os empresários com qualidade e baixo custo. Nós já temos a Belém-Brasília que será duplicada e que a presidente Dilma já disponibilizou o edital. Inaugurou, esta semana, o trecho da ferrovia Norte-Sul até Anápolis. Temos essa terceira alternativa, a mais barata das três, que é a hidrovia. Então os nossos empresários do Brasil terão todo o interesse de vir para o estado, pela saída norte do país, pelo porto de Belém para chegar nós mercados consumidores da Europa e da China. Dessa forma, o Tocantins será um estado que brilhará muito por ter esta vantagem competitiva de ter os três modais ao mesmo tempo.

Qual a previsão para que a hidrovia comece a operar?
Entre Praia Norte, no Pico do Papagaio, até Belém, ela já funciona, hoje, 6 meses do ano. Com a derrocagem do Pedral do Lourenço ela funcionará o ano todo. Acreditamos que nos próximos dois anos o pedral esteja totalmente derrocado.

O ex-governador Marcelo Miranda terá condições de ser candidato?
Não tem a menor dúvida de que aqueles que gostam e pretendem votar no Marcelo Miranda, eu garanto que o Marcelo esta totalmente elegível, com todas as certidões em dias. Agora, é estratégia do adversário, já que não pode competir com o Marcelo, nem superá-lo nos votos, colocar dúvida na cabeça das pessoas, dizendo que irão perder o voto. Não é verdadeiro, jamais iríamos a uma disputa sabendo que o cidadão não é elegível. Isso não seria honesto com o povo tocantinense. Hoje o Marcelo está elegível e é o candidato a governador, e eu formarei chapa com ele para o senado.

A retomada das obras da BR-235, antiga CBPO, é aguardada pela população desta região. A senhora tem acompanhado esse assunto?
A presidente pediu auxílio da CNA [Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil] para elaborar os próximos objetivos com relação ao PAC 3 [Programa de Aceleração e Crescimento] e nós fizemos um grande mapa. Uma das sugestões apresentadas foi a retomada das obras do Piauí até Pedro Afonso para o pessoal do sul do Piauí também poder chegar até hidrovia, passando por Pedro Afonso. Então, nós colocamos na sugestão, solicitada pela presidente, como uma das mais importantes para o país, na área de produção. (Com colaboração de Henrique Lopes)

 

VEJA TAMBÉM: