Educação e Cultura

ENSINO TÉCNICO

Alunos do Colégio Agrícola de Pedro Afonso vão concluir cursos pela IFTO, informa Seduc

27/04/2014 11h02 - Atualizado em 27/04/2014 16h54
Alunos do Colégio Agrícola de Pedro Afonso vão concluir cursos pela IFTO, informa Seduc
Divulgação Seduc

Da Redação

Cerca de 240 alunos do Colégio Estadual Agrícola Dr. José de Souza Porto, em Pedro Afonso, vão concluir os cursos técnicos em andamento pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A área da unidade escolar está sendo doada ao Instituto pelo governo do Estado para implantação de um campus no município. Com a cessão, estudantes de toda a região centro-norte do Estado serão beneficiados.

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) deu parecer favorável à solicitação do IFTO para cessão da área com a garantia de que os estudantes da rede estadual matriculados no Colégio Agrícola sejam atendidos pela instituição e concluam os cursos já iniciados. Atualmente o colégio atende 240 alunos em nove turmas dos cursos técnicos em: Açúcar e Álcool, Agropecuária e Logística.

“A Seduc aceitou o pedido de cessão desde que os atuais estudantes não tenham prejuízo na conclusão dos cursos, e os quadro de servidores seja mantido até o termino do exercício de 2014”, frisou a secretária de Educação e Cultura, Adriana Aguiar, ressaltando que a cessão ao IFTO vai possibilitar o atendimento de um número maior de estudantes sem perdas para os alunos do Colégio Agrícola. Ainda de acordo com a secretária, o processo de doação vem fortalecer o ensino técnico na região beneficiando os estudantes das redes estadual e municipal.

Para a diretora do Colégio, Luzia Freire, a chegada do Instituto Federal no município é um anseio antigo da população da região, que aguarda ansiosa pela efetivação do processo de cessão. “Essa ação conjunta dos governos estadual e federal vem fortalecer a educação técnica e a possibilidade de cursos superiores, nessa região que não tem nenhuma universidade ou instituto federal. Isso vai permitir também a permanência dos alunos na cidade favorecendo a formação de profissionais qualificados que serão absorvidos pelo mercado de trabalho local”, afirma.

Estudantes beneficiados
O estudante Jardel Lopes de Souza faz o curso técnico de Açúcar e Álcool e está ansioso com a mudança. “Com certeza teremos ainda mais melhorias para a nossa escola e nossa região. Como alunos estamos ansiosos e como cidadãos esperançosos de que essa chegada de um instituto federal traga mais benefícios para nossa cidade”, destaca.

Para a aluna Isabela Cristina, do curso técnico em Agropecuária, a implantação do campus da IFTO vai permitir a ampliação da oferta de cursos. “Será muito bom para o nosso currículo. Com mais opções de cursos para a região aumentam as possibilidades de estudo e de chances no mercado com mais possibilidades de um bom futuro profissional”, enfatiza.

Doação
O projeto de lei nº 9, de 10 de abril deste ano, de autoria do Executivo, cede a área do Colégio Estadual Agrícola Dr. José de Souza Porto ao Instituto Federal do Tocantins. Assinado pelo governador em exercício, Sandoval Cardoso, o projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa e aguarda aprovação dos deputados. (Núbia Daiana Mota/ Ascom Seduc)

Leia também:

Projeto de doação de área para implantação da IFTO em Pedro Afonso é protocolado na Assembleia

VEJA TAMBÉM: