Política

COM CRÍTICAS À SISAPA

Vereadores aprovam realização de audiência pública para debater problemas no abastecimento de água em Pedro Afonso

19/03/2014 12h08 - Atualizado em 23/03/2014 09h10

Rafaela  Mazzola

Os questionamentos da população sobre a falta de informações do Governo Municipal sobre a atual situação do abastecimento de água em Pedro Afonso motivou os vereadores a aprovarem um requerimento para a realização de uma audiência pública. Não foi estipulada uma data para realização da reunião aberta à comunidade.

O requerimento é de autoria da vereadora Lili Benício (PSD) e foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da manha desta quarta-feira, 19.

“A audiência pública é necessária para a sociedade analisar e debater a questão do abastecimento de água no município. As queixas são as mesmas e se arrastam por anos. Com a audiência população e gestão pública podem buscar uma solução em conjunto. Nem sabemos os valores das despesas e receitas do Sistema de Abastecimento de Pedro Afonso (Sisapa)”, justifica a autora do requerimento.

A vereadora Sirleide do Movimento (PMDB) sugeriu que a Sisapa poderia se tornar uma autarquia para poder administrar os recursos. “Essa audiência tinha que ter acontecido há muito tempo. Tivemos um aumento na conta de água e não recebemos explicações. Exigem e não dão informações para a comunidade”, destaca a parlamentar.

Na opinião dela, um novo sistema de abastecimento deveria ser construído em outro local. “Hoje, o sistema está em uma área privada. Sabemos que o prefeito está lutando pela ampliação, mas vão ser necessários recursos federais”, considera Sirleide.

Custos para ampliação do sistema
Para o vereador Sipriano Soares (PMDB), os recursos da Sisapa devem ser priorizados para ampliar o sistema e recomendou que as empresas privadas poderiam contribuir com as obras. “Ampliar o sistema é caro. Os anos vão passando e o sistema vai ficando mais antigo. Queremos água de qualidade e um atendimento a altura da comunidade”, diz Soares.

“O sistema está em péssimas condições. A obra é cara e a prefeitura sozinha não dá conta. É necessário buscar verbas”, avalia o presidente da Casa de Leis, Coelho (DEM).

Atual gestão da Sisapa é criticada
A vereadora Sirleide do Movimento se queixou do atual diretor da Sisapa, Clarindo Rocha. “Temos um diretor que nem atende o telefone”, aponta.
O servidor público, Alessandro Porto, também está insatisfeito com o atual diretor. “Nós precisamos de um parecer do que está acontecendo. Não sei o quanto ele entende de água, acho que ele não sabe nem o que é PH”, menciona Porto.
 

VEJA TAMBÉM: