Educação e Cultura

Prédio novo

Tupirama inaugura reforma da Escola de Tempo Integral Maria José Alves Miranda

18/03/2014 11h34 - Atualizado em 18/03/2014 19h10
Tupirama inaugura reforma da Escola de Tempo Integral Maria José Alves Miranda
Manuca Cruz

Rafaela Mazzola

Alunos, pais, colaboradores e autoridades participaram na manhã do sábado, 15, da inauguração da reforma da Escola de Tempo Integral Maria José Alves Miranda no município de Tupirama. O investimento, orçado em R$ 53 mil, foi executado com recurso próprio da Prefeitura. A escola recebeu pintura, salas climatizadas, mobílias novas e materiais pedagógicos, entre outras melhorias.

O prefeito Tião (PTB) disse que o objetivo da reforma foi garantir conforto para os alunos e colaboradores da instituição. “As coisas não estão acontecendo no ritmo que gostaríamos, mas estão acontecendo. Fazemos o que podemos com dedicação. Somos limitados. As verbas vêm com destino certo, não podemos tirar de uma secretaria e colocar em outra. Essa reforma é resultado de uma parceria com toda a comunidade”, comenta o gestor.

A secretária de Educação do município, Nubia Miranda, revelou que o próximo investimento é a construção de mais duas salas da aula, para a escola receber alunos do 5º ano, e de uma quadra de esportes.

Durante o evento, os alunos apresentaram um teatro com a história da “Galinha Ruiva”, sobre a importância do trabalho em equipe. Em seguida, o Coral Infantil Amiguinhos Kids cantaram a música ABC.

Os pais também tiveram o seu momento de descontração. Com uma gincana envolvendo pais e alunos, a equipe pedagógica chamou a atenção para a necessidade da participação da comunidade na educação das crianças. “Na escola trabalhamos com o coletivo. É só com a união de todos que podemos ter sucesso no aprendizado”, reforça a professora do núcleo comum, Zuleide Mendes Matos.

“Agradeço ao poder municipal e toda equipe técnica que se empenharam para que esse grandioso evento acontecesse com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Nossa escola está de portas abertas para toda a comunidade”, disse o gestor educacional da instituição, Domingos Bonifácio da Silva Neto.

O descerramento da placa aconteceu ao som da Fanfarra da Educar da EMTI Maria José Alves Miranda. As instalações foram abertas a visitação da comunidade e depois foi servido um almoço.

Comunidade aprova
A neta de Etelvina Maria da Conceição, 68 anos, estuda na ETI. “A escola estava muito feia. Acho que minha neta vai aprender melhor em um ambiente como este. Gostei de tudo e espero mais”, comenta Etelvina.

“O que eu mais gostei foi a cor das paredes, que é igual a do meu uniforme”, disse o aluno do 3º ano, Pedro Miguel, de 8 anos. A colega dele, Laiane da Silva, também de 8 anos, elogiou o quadro novo. “É lindo. Agora dá para escrever”, avalia Laiane.

Para o presidente da Câmara Municipal, Zé Pereira (PSDB), é ótimo ver a escola de cara nova. “Dá mais estímulo para os professores e alunos. Melhora a aprendizagem e valoriza o trabalho dos funcionários”, considera o vereador.

Sobre a instituição
A Escola Municipal de Tempo Integral Maria José Alves Miranda foi criada em 03 de novembro de 2011 pela Lei 02/2011 e começou suas atividades em 01 de fevereiro de 2012. O ano letivo deste ano iniciou com 105 alunos matriculados.

VEJA TAMBÉM: