ASSEMBLEIA GERAL

Coapa reúne cooperados e apresenta resultados de 2013

27/03/2014 17h47 - Atualizado em 27/03/2014 17h52

Cerca de 70 pessoas participaram na noite da quarta-feira, 26 de março, da 15ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins. A reunião segue as normas estatutárias, foi realizada na sede da cooperativa em Pedro Afonso e serviu para apresentar aos cooperados o balanço do exercício de 2013, bem como o planejamento de investimentos para 2014.

Participaram o presidente Ricardo Khouri, o vice-presidente Moacir Catabriga, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, o superintendente José Rander Lopes, cooperados e seus familiares, colaboradores, além do representante do Sistema OCB/SESCOOP – Organização das Cooperativas e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Rogério Dias Lopes Silva.

Todos receberam uma cópia impressa do Relatório de Gestão e Demonstrações Contábeis 2013.

Saldo positivo – A primeira parte da AGO serviu para apresentação e aprovação das contas relativas ao ano de 2013. A explanação foi feita pelo contador João Lopes, que não ocasião deu detalhes dos gastos e recebimentos, além de ter sanado dúvidas dos cooperados.

O balanço final mostra que a Coapa fechou 2013 com um saldo positivo de R$ 804.156,05, sendo que conforme as normas legais 50% desse valor é destinado aos Fundos de Reservas Legais e de Assistência Técnica, Educacional e Social. Já o valor restante – R$ 402.078,03 – por decisão dos cooperados, será destinado a um fundo de contingência para investimentos futuros.

Exemplo de organização – O presidente Ricardo Khouri destacou que a Coapa vive um novo momento onde a prioridade é a busca pela eficácia em seus processos produtivos tendo como principal meta atender cada vez melhor seus cooperados. Ele salientou o modelo de gestão adotado pela cooperativa recentemente. “A profissionalização que ocorre na Coapa é fundamental para atingir nossos objetivos. Em junho chegamos aos 16 anos, como uma empresa madura, consolidada, que tem um horizonte, tem um rumo, tem gestão”, reforça Khouri.

Já o superintendente José Rander Lopes enfatizou o papel do cooperado no fortalecimento da Coapa. Para ele, é preciso cada cooperado ter a consciência de que seu envolvimento nas atividades cooperativistas, seja na reuniões ou adquirindo produtos, contribuirá para o sucesso da cooperativa.

Plano de Atividades 2014 – A AGO também serviu para o superintendente José Rander Lopes apresentar as atividades e projetos a serem desenvolvidos neste ano. As principais metas são: implantar o Plano de Cargos e Salários dos colaboradores; iniciar as atividades da Fábrica de Ração; Operacionalizar a balança de fluxo na Unidade de Armazenagem para otimizar as atividades de expedição e escoamento da safra; implementar estudos de expansão da área de atuação da Coapa; incrementar o OQS – Organização do Quadro Social em parceria com a OCB/Sescoop-TO; iniciar ações de implantação do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas; atualização e implementar o Planejamento Estratégico e fortalecer alianças estratégicas com parceiros do negócio como OCB/Sescoop, Seagro, Mapa, MDA, Embrapa, Adapec, Sebrae e Ruraltins.

Na ocasião também foi anunciado o início do projeto para a construção do Clube Social da Coapa, que já possui um espaço na área do armazém. A intenção é lançar a pedra fundamental nos próximos meses.

Conselho Fiscal – Durante a AGO foi eleito o Conselho Fiscal para a gestão 2014, ficando assim definido: Carlos Alberto Pereira Mendes, José Edgar de Castro Andrade e José Júlio Eduardo Chagas como membros efetivos; e Edis Sgorla, Geraldo Lorenzi Cancelliero e Luiz Tavares de Oliveira como membros suplentes. Os representantes que se despediram do Conselho Fiscal receberam um agradecimento ao trabalho desenvolvido.

Jantar – Ao final da 15ª Assembleia Geral Ordinária da Coapa foi servido um jantar na área de convivência da cooperativa.
 

VEJA TAMBÉM: