Cidades

Após o temporal

Chuva causa estragos no Setor Aeroporto II e moradores ameaçam fechar avenida

07/03/2014 12h48 - Atualizado em 07/03/2014 16h55

Fred Alves

A chuva com fortes ventos que caiu na tarde da quarta-feira, 26 de fevereiro, em Pedro Afonso, também causou danos e transtornos no Setor Aeroporto II, um dos mais populosos da cidade.

Várias ruas ficaram alagadas e os fios da rede elétrica irregular, as conhecidas “gambiarras”, caíram dentro das enormes poças de lama levando risco para os moradores. A ventania também derrubou paredes de construções e destelhou casas, felizmente ninguém se feriu.

Uma das vias mais atingidas é a Rua Tocantins, onde vivem cerca de 80 famílias. Segundo os moradores, várias casas foram alagadas e dezenas de famílias estão sem energia elétrica. O trânsito de veículos e pedestres também está comprometido, conforme a reportagem do CNN constatou em visita ao local no final da manhã desta quinta-feira, 27.

O vendedor Vilson Gomes da Silva mora no bairro há um ano. Ele reclama que apenas a Avenida Tocantins, principal via que corta o centro do setor, recebe manutenção. “Inclusive hoje uma equipe da prefeitura fez uma vala e água acumulada escorreu aqui para a nossa rua. Resolveu o problema parcialmente lá e aumentou o nosso aqui”, relata o morador.

Outra moradora, a dona de casa Maria Aparecida, que vive no Aeroporto II há dois anos, afirma que no último dia 10 de fevereiro conversou pessoalmente com o prefeito Jairo Mariano (PDT), que segundo ela prometeu que no dia seguinte seria realizada a manutenção da Rua Tocantins. “Mas não apareceu nenhuma máquina e vivemos esta situação todas as vezes que chove”, lamenta a moradora.

O presidente da Associação dos Moradores do Setor Aeroporto II, Átila Holanda, afirmou que vai tentar conversar com o prefeito para solicitar a manutenção das ruas do setor. Ele também reclama que apenas a Avenida Tocantins recebe manutenção periódica. “Só é feita raspagem na Avenida Tocantins porque lá passam os ônibus que levam os trabalhadores para a usina”, afirma Holanda.

Para o operador de máquinas agrícolas Laurentino Silva Souza, “a prefeitura não recupera as ruas do bairro porque não quer”, pois conforme relata, a administração possui várias máquinas apropriadas para realizar os serviços.

Os moradores disseram que caso não haja uma solução nos próximos dias pretendem protestar fechando a Avenida Tocantins e até mesmo o trevo de acesso a Pedro Afonso e Bom Jesus.

Prefeito diz que ruas serão recuperadas após estiagem

Por telefone, o prefeito Jairo Mariano informou ao CNN que tão logo parem as chuvas, serão realizados trabalhos de recuperação no bairro. O gestor voltou a dizer que o problema de infraestrutura do Aeroporto II só será solucionado com a pavimentação asfáltica. Mariano disse ainda que trabalha para buscar recursos financeiros que viabilizem as obras.

Ele também afirmou que está disposto a receber os representantes dos moradores, mas somente após o Carnaval, já que está em Palmas acompanhando a esposa que vai dá a luz no final da tarde desta quinta-feira. “Estou à disposição para conversar com os moradores, ouvir suas reivindicações e buscar uma solução para a demanda apresentada por eles”, assegura o prefeito.
 

VEJA TAMBÉM: