Política

OBRAS PARADAS

Audiência pública sobre a BR 235 e a TO 010 pode acontecer em abril

29/03/2014 16h43 - Atualizado em 30/03/2014 11h06

Rafaela Mazzola

Na sessão ordinária da quinta-feira, 27, na Câmara Municipal de Pedro Afonso o presidente do parlamento, o vereador Coelho (DEM), levantou a hipótese de promover uma Audiência Pública no mês de abril para discutir a conclusão da BR 235 e a da TO 010.

O vereador disse que o momento político contribui para que a Audiência aconteça e que prefeitos e agricultores dos municípios da região vão ser convidados para participar da discussão. Além deles, também vão ser comunicados deputados, senadores, membros do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Tocantins (Dertins) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e outrAs autoridades políticas.

“São estradas muito importantes para a nossa região. Temos mais de 50 mil hectares que podem ser abertos, mas os agricultores encontram dificuldades no escoamento dos grãos. Vamos chamar os produtores rurais e dar a oportunidade para que falem da sua indignação. Queremos que as autoridades vejam e discutam a situação”, complementa Coelho.

Segundo o Ministério dos Transportes, no Tocantins a BR 235 atravessa os municípios de Pedro Afonso, Tupirama, Goianorte e Araguacema. A rodovia só é pavimentada entre Pedro Afonso, Tupirama e Guaraí. Nos de mais trechos no Estado, a BR 235 ainda não é pavimentada. De acordo com o site do DNIT a obra está paralisada, mas o contrato de implantação está em andamento.

A TO 010 passa por Palmas, Lajeado, Tocantínia, Ananás, Wanderlândia, Babaçulândia, Palmeirante, Barrolândia, povoado Campos, Altos Lindos, São Sebastião, Buriti, Araguatins, Pedro Afonso, Santa Maria e Itacajá, de acordo com a secretaria estadual de Infraestrutura. Possui trechos pavimentados, porém, é necessário melhorias e em outros locais a obra está em implantação, de acordo o site institucional do DNIT.

Acesse o link das informações aqui

A ideia do presidente foi bem recebida pelos colegas do parlamento que proferiram palavras de apoio para a realização do evento.

Quebra-molas
Ainda durante a sessão, a vereadora Sirleide do Movimento (PMDB) apresentou um requerimento para a construção de quebra-molas com blocos de cimento sobre a vala recém construída na Rua da Liberdade seguida de sinalização. Ela também ressaltou que qualquer cidadão que se sentir lesado pode pedir ressarcimento para a Prefeitura Municipal.

O líder do governo, o vereador Sipriano Soares (PMDB), argumentou que a construção da vala foi uma questão emergencial porque a água estava acumulando na rua e que a situação já está sendo regularizada.

Na ocasião, Sipriano aproveitou para informar que, de acordo com o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), assim que o Governo Estadual repor um equipamento que foi danificado na ponte do rio Tocantins que liga Tupirama a Pedro Afonso, vai ser apresentado um termo de cooperação entre estado e município para que a responsabilidade pela manutenção da estrutura seja compartilhada.

A greve dos professores estaduais também foi assunto na Câmara. As vereadoras Sirleide e Lili Benício (PSD) mencionaram apoio à causa dos grevistas.

Reivindicação dos taxistas
Durante a reunião, a vereadora Sirleide do Movimento (PMDB), comunicou aos membros da Casa de Leis, que está revisando a lei que dispõe sobre a atividade dos taxistas no município, com base na Constituição Federal, e que vai apresentar ao plenário para discussão.

O líder do governo assegurou que vai marcar uma reunião dos vereadores com o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano para a próxima terça-feira, 1º de abril, para discutir a questão da Audiência Pública e dos taxistas.
 

VEJA TAMBÉM: