Política

AÇÃO PARLAMENTAR

Aprovados apoio à Vale FM, construção de galerias e recuperação de acesso

06/05/2014 10h47 - Atualizado em 07/05/2014 11h33

Fred Alves

Em sessão rápida na manhã desta terça-feira, 6 de maio, os vereadores pedroafonsinos aprovaram um projeto de lei e dois requerimentos.

De autoria do executivo municipal foi aprovado em segunda votação projeto de lei nº 05/2014 alterando a Lei nº 183/2011. A matéria trata do convênio com a Associação da Radiodifusão Comunitária de Pedro Afonso, mantenedora da Rádio Vale do Tocantins FM. A entidade receberá um salário mínimo, por mês, para ajudar a custear suas despesas.

Em seguida, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, requerimento do líder de governo Sipriano (PMDB), onde solicita ao governo municipal a construção de galerias pluviais na Rua 1(Setor Bela Vista II) e na Rua 5 (Setor Maria Galvão). “Os moradores dos dois bairros sofrem muito no período chuvoso com alagamentos de casas e ruas. As galerias vão ajudar a escoar a água da chuva e acabar com os transtornos”, justificou Sipriano.

Ao votar favorável, Rodrigo Lustosa (PSD) alertou: “É preciso construir redes de esgoto antes de fazer asfalto”.

Lili Benício, também do PSD, disse que aguarda resposta da Prefeitura de Pedro Afonso ao requerimento de sua autoria aprovado no último dia 15 de abril, solicitando à Secretaria Municipal de Infraestrutura, providências urgentes para a recuperação, reforma e manutenção de um bueiro também localizado na Rua 1, do Setor Maria Galvão.

“Voto a favor, mas acho complicado as obras serem realizadas. Já foi feito pedido semelhante na gestão passada”, reclamou Mirleyson Soares (PT).

Outras matérias
Ainda durante a sessão, o vereador Salim Bucar (PTB) apresentou requerimento verbal pedindo providências para recuperação da descida de acesso ao Rio Sono, no local conhecido como Porto da Cadeia. Ele informou que uma erosão se formou, moradores tentaram recuperar com ferramentas, porém não conseguiram. “A descida usada por lavadeiras, pescadores e banhistas e está inacessível”, salientou Salim.

A matéria foi aprovada por unanimidade e o vereador Rodrigo Lustosa pediu que caso a gestão municipal atenda ao pedido, estenda também para outros locais no Rio Tocantins, que de maneira semelhante sofrem com falta de infraestrutura.

Também deu entrada na sessão desta terça-feira, projeto de lei da vereadora Lili Bucar pedindo que a Rua 3, no Setor Maria Galvão, passe a se chamar Rua Professor Pedro Abreu. O objetivo, segundo ela, “é homenagear o educador pedroafonsino que colaborou com o desenvolvimento social e educacional do município”.
A matéria segue para as comissões.

 

VEJA TAMBÉM: