Política

NA CÂMARA

Moradora reclama da insegurança na passarela entre Pedro Afonso e Bom Jesus

28/04/2014 16h37 - Atualizado em 28/04/2014 19h17

Fred Alves

A comerciante Jane Cristina, moradora de Bom Jesus do Tocantins, esteve na Câmara Municipal de Pedro Afonso na manhã da terça-feira, 22, para reclamar da falta de segurança na Passarela Modesto e Rosária Sales, sobre o Rio Sono entre Pedro Afonso e Bom Jesus do Tocantins.

Ela contou que são constantes os casos de violência no local e relatou que na noite dessa segunda-feira, 21 de abril, por volta das 20h30, quando voltava de uma academia de ginástica pedroafonsina, foi atacada e agredida por um homem. “Só não fui violentada porque sou alta, forte e me defendi”, revela, explicando que registraria um boletim de ocorrência nesta terça-feira.

A comerciante conta que roubos são comuns na passarela e na última semana um amigo que trabalha como padeiro em Pedro Afonso teve a bicicleta levada por um marginal.

Jane Cristina contou ainda, que há cerca de dez dias a passarela só está tendo vigilância na margem direita do rio, realizada por agentes de uma empresa privada contratada pela Prefeitura de Bom Jesus do Tocantins. “Vi que tinha um rapaz do lado de Pedro Afonso trabalhando como segurança, mas aparentemente não é preparado e nem uniforme usa”, relatou Jane.

Diante do problema exposto pela moradora, o vereador Salim Bucar (SD) apresentou requerimento verbal, aprovado por unanimidade, solicitando ao governo municipal que providencie segurança especializada para a parte da passarela de responsabilidade da administração pedroafonsina. “Será se o problema só será resolvido depois que alguém morrer?”, questionou.

O vereador Rodrigo Lustosa (PSD) sugeriu que sejam colocadas câmeras de monitoramento na passarela para coibir a ação de vândalos. Já Lili Benício, também do PSD, recomendou que a vigilância também aconteça durante o dia.

“Esse problema de insegurança vem de longo tempo”, disse Mirleyson Soares (PT).

O líder de governo e vice-presidente da Casa de Leis, Sipriano Soares (PMDB), que presidiu a sessão, se comprometeu em levar a demanda para o executivo municipal.

Prefeito garante que vigilância é realizada
Por telefone, o prefeito Jairo Mariano (PDT) informou à reportagem do CNN que uma empresa de segurança foi contratada para realizar a vigilância do local nos meses de janeiro e fevereiro, e ao final do contrato a administração realizou contratação direta de vigilantes para realizar a segurança do local. A medida, conforme o chefe do executivo, trouxe economia para os cofres públicos municipais.

“Temos vigilantes realizando a segurança da passarela permanentemente durante a noite. Acompanhamos o trabalho deles e se não se enquadram, dispensamos. Além disso, realizamos manutenção da iluminação com frequência e a limpeza três vezes por semana”, assegurou o gestor.
 

VEJA TAMBÉM: