Da Redação
Nesta quarta-feira, 19 de março, o Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Pedro Afonso ministrou palestra educativa sobre conscientização no trânsito para crianças de 07 a 12 anos de idade, atendidas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Bom Jesus do Tocantins. O objetivo é incentivar práticas seguras na utilização de vias públicas.
Na oportunidade, além da palestra as crianças receberam material pedagógico como folders e revistas para auxiliar na explicação com dicas de segurança no trânsito focando, principalmente, a postura correta do pedestre nos cruzamentos e na travessia de faixas e como utilizarem bicicletas de forma segura no dia-a-dia.
O material foi destinado também às famílias, uma vez que o material pedagógico traz informações precisas aos pais de alunos e comunidade em geral sobre atos seguros que devem fazer parte do cotidiano de todos no trânsito.
Para o coordenador regional da Ciretran de Pedro Afonso, o capitão da Polícia Militar, Paulo Hernandes Moura Lima, a ação é importante porque é através das crianças que pensamos, acreditamos e agimos em prol de uma sociedade mais consciente e com atitudes seguras no trânsito. “A criança é o principal multiplicador dos processos educativos, levam informação aos familiares e futuramente desenvolverão atos seguros no trânsito, por isso será o foco principal da educação para o trânsito”, concluiu o coordenador.
Responsável pela parte educativa do Ciretran em Pedro Afonso, o pedagogo Fabricio Rocha afirmou que as ações que serão executadas ao longo do ano em Pedro Afonso, Bom Jesus e Tupirama. A intenção é estimular práticas seguras da população que transitam nas vias públicas da cidade. “Esperamos que o processo educativo influencie e determine atitudes positivas da comunidade, e que os índices de acidentes sejam insignificantes”, explica o pedagogo.