Política

MANHÃ NA CÂMARA

PL que torna Lions Clube entidade de utilidade pública segue para comissão

27/03/2014 16h11 - Atualizado em 28/03/2014 17h13

Rafaela Mazzola

Duas entidades de cunho social tem sido presenças constantes nas sessões da Câmara Municipal de Pedro Afonso, o Lions Clube de Pedro Afonso Encontro das Águas e o Cenafis – Centro de Apoio à Formação e Inclusão Social.

A parlamentar Lili Benício (PSD) apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira, 27, um Projeto de Lei que declara entidade de utilidade pública o Lions Clube de Pedro Afonso. São necessárias duas votações para a aprovação.

O PL tem o prazo de dois dias para ser enviado à Comissão de Constituição, Redação, Finanças e Orçamento a qual tem até 10 dias para emitir um parecer. A presidente da Comissão é a vereadora Lili Benício, a relatora é a parlamentar Sirleide Lima Mauriz (PMDB) e tem como membro o vereador Antônio Pinheiro de Morais (PTB).

Também estiveram na reunião, representantes da ONG pedroafonsina Cenafis. A presidente da entidade, Francisca dos Santos Monteiro, pediu apoio dos parlamentares para custear durante seis meses o aluguel da sede. Segundo ela, o mesmo pedido vai ser feito nas Casas de Leis de Tupirama e Bom Jesus.

“Em seis meses quem sabe, a gente consiga dar início a construção da nossa sede própria. Temos muitas coisas para desenvolver e gostaríamos de estar seguros pelo menos nesse primeiro momento com o aluguel, que está atrasado e é muito alto, R$ 1.200”, revela a presidente.

O tesoureiro do Cenafis, Wagner Cruz, considera que a responsabilidade pela juventude é de todos. “O índice de prostituição infantil e consumo de drogas em nossa região está muito grande. Os vereadores conhecem a realidade da comunidade”, disse.

“Temos que desenvolver o nosso trabalho para que o jovem possa sonhar novamente. Dependemos muito do abraço da comunidade”, pontua Francisca.

A vereadora Sirleide do Movimento (PMDB) instruiu que a ONG faça convênios com o Estado e entregue ofícios para órgãos estaduais, autoridades políticas e empresas. Para ela, fixar um valor de doação para os vereadores é difícil em virtude de outras demandas da comunidade. “Infelizmente algumas pessoas ainda tem a cabeça de uma política assistencialista e existem situações em que não podemos deixar de ajudar. Sabemos da importância e da vontade da ONG em desenvolver o trabalho. Sempre que eu puder vou estar inteiramente à disposição”, acrescenta.

O presidente da Câmara, Coelho (DEM), disse que vai redigir um documento solicitando apoio da prefeitura, inclusive sobre a doação temporária de alguma estrutura. “Sabemos que a demanda para esse tipo de trabalho tem crescido muito. Vamos fazer o documento e entregar em mãos para o prefeito na reunião da próxima terça-feira”, afirma.

Programação de eventos
Na ocasião o tesoureiro do Cenafis convidou a comunidade para participar de um baile em comemoração ao Dia das Mães, organizado pela entidade, no dia 10 de maio. O valor das mesas ainda não foi definido e outras informações vão ser divulgadas posteriormente.

Outro futuro projeto da ONG é resgatar o evento das festas juninas na região e promover competições de quadrilhas. O vereador Salim Bucar (SDD) disse que pode disponibilizar o espaço para o evento.


VEJA TAMBÉM: