Política

ELEIÇÕES 2014

Com críticas ao governo Siqueira Campos, caravana apresenta candidaturas de Junior Coimbra e Gaguim em Pedro Afonso

23/03/2014 09h05 - Atualizado em 26/03/2014 16h20

Rafaela Mazzola

Pedro Afonso é a 110ª cidade visitada pelo grupo peemedebista do deputado federal Junior Coimbra que pretende ser o candidato do partido para disputar o governo estadual. A caravana compartilhou com lideranças políticas pedroafonsinas sua expectativa para as eleições deste ano, apresentou pré-candidatos e criticou a atual gestão estadual, na noite do sábado, 22, no Caldos e Caldos Bar.

“O verdadeiro ganhador com essa caminhada é o próprio partido, porque estamos levando o nome dos pré-candidatos. Estamos sentindo uma repercussão muito boa e um aspecto positivo. Nessa jornada conversamos com o povo e ouvimos sugestões para montar o plano de governo”, diz Junior Coimbra.

Acompanhando Coimbra estavam o ex-governador e pré-candidato ao Senado, Carlos Henrique Gaguim, e os pré-candidatos a deputados estaduais, José Augusto Pugliesi, Udson Bandeira, Bruno Gaguim e Gerson de Paiva.

O presidente do partido em Pedro Afonso e vice-prefeito, Gilmar Lacerda, declarou que torce para que o candidato seja Junior Coimbra. “O Estado precisa de pessoas saudáveis. Nosso partido está à disposição”, comenta Lacerda.

“O PMDB já mostrou que tem candidato. O Junior Coimbra pegou a bandeira e saiu pelo Estado”, comenta o líder do governo na Casa de Leis de Pedro Afonso, o vereador Sipriano Soares (PMDB).

A Caravana está elaborando um diagnóstico do Estado, de acordo com o pré-candidato a deputado estadual Udson Bandeira. “O que percebemos é um contraste. Agricultura, pecuária, terras e águas boas e fortes, mas com falta de gestão. As estradas estão totalmente devastadas. Estamos anotando para que seja nosso futuro programa de governo”, pontua Bandeira.

O pré-candidato ao Senado, Carlos Henrique Gaguim, não acompanhou toda a reunião e justificou que sua saída seria para acompanhar investidores para a instalação de uma esmagadora de soja na região. O filho e também pré-candidato a deputado estadual, Bruno Gaguim, acompanhou o pai. “O homem é acelerado, preciso ir se não fico para trás”, afirma.

Sobre os processos que Gaguim responde na justiça, o deputado estadual José Augusto Pugliesi informa que o pré-candidato a senador contratou advogados e dos 500 processos, somente dois ainda não foram julgados. “Nenhum foi por roubo. Ele vai estar pronto para o senado”, acredita o deputado.

Junior Coimbra falou sobre a precariedade das estradas do Tocantins, o concurso da Polícia Civil, a falta de incentivos fiscais para a instalação de empresas no Estado e a necessidade de incluir a mão de obra do tocantinense. Ele também disse que se eleito, vai se reunir semanalmente com os vereadores e líderes de partidos.

“Vamos fazer uma gestão simples e usar o nosso povo. Não vamos importar loiro de olho azul. Vamos aproveitar o povo tocantinense. Nós temos condições de administrar um Estado e qualquer empresa”, discursa Coimbra.
Também participaram da reunião e compuseram a mesa de honra com direito a palavra o vereador de Tupirama, Enoque Dantas (PPS), o vereador de Bom Jesus, Zica (PSB), o secretário de Assistência Social de Pedro Afonso, Jalles Mariano e o empresário do município José Carlos.

Representaram o legislativo pedroafonsino o presidente da Câmara, o vereador Coelho (DEM), o líder do governo na Casa de Leis, o vereador Sipriano Soares (PMDB), e a vereadora Lili Benício (PSD).

Ainda neste domingo, 23, a Caravana visita as cidades de Recursolândia, Centenário e Santa Maria. Na próxima semana o grupo vai alcançar 130 municípios.

Críticas ao governo estadual
O prefeito de Oliveira de Fátima, Gesiel Orcelino dos Santos (PMDB), disse que foi abandonado pelo governo estadual, mas que tem um representante em Brasília de ficha limpa. “O gabinete do Junior Coimbra é uma verdadeira trincheira para os prefeitos. Desde que assumi a prefeitura, ainda não consegui marcar uma audiência com o governador”, declara o gestor.

Para o pré-candidato ao Senado, Carlos Henrique Gaguim, o atual governador do Tocantins foi vitorioso na última eleição porque enganou o povo com uma história que virou uma grande mentira. “Siquerido não existe. Precisamos de um governo comprometido com o povo e não de ditadura. Vou ser o melhor senador que o Estado já teve”, afirma Gaguim.

O deputado estadual, José Augusto Pugliesi, citou promessas de campanha do governador Siqueira Campos, e que segundo Pugliesi, não foram cumpridas. “Esse foi o governador que vocês escolheram. Abram a capa dos olhos”, complementa.
 

VEJA TAMBÉM: