Fred Alves
A exemplo da sessão da última semana, a falta de infraestrutura em Pedro Afonso foi o assunto que dominou as discussões na Câmara Municipal na sessão da manhã desta terça-feira, 26 de março.
O assunto veio à tona após o presidente da Casa de Leis informar ter sido procurado por um morador da Avenida Pedro Mariano dos Santos que solicitou a construção de um quebra-molas nas proximidades de sua residência.
O problema, segundo alguns vereadores é que no trecho em questão, localizado entre a Igreja Santo Afonso e o Bar dos Isaias, já existem dois redutores de velocidade num espaço de menos de 500 metros. No total a avenida conta com seis quebra-molas e nenhum tipo de sinalização horizontal ou vertical.
O vereador Salim Bucar (SDD) lembrou que na Rua da Liberdade, via com quase 14 mil m² asfaltada pela atual gestão e paralela a Pedro Mariano, são frequentes os acidentes devido a falta de sinalização e redutores de velocidade. “Quando pedimos que a prefeita construa quebra-molas, recebemos a informação de que primeiro deve ser realizada a sinalização. Mas essa sinalização não chega nunca“, reclama o parlamentar.
Na ocasião, a vereadora Sirleide do Movimento (PMDB) lembrou que para piorar a situação, recentemente uma equipe da prefeitura abriu uma vala no asfalto da Rua da Liberdade para escoamento da água da chuva o que tem danificado vários veículos. Para a parlamentar, seria necessário que a administração municipal colocasse um cano ou manilha coberta com asfalto.
Sirleide ainda chamou atenção para as condições de outra ponte sobre o córrego Boa Esperança, na zona rural, onde se formou um enorme buraco colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres que transitam pelo local.
Por telefone, o prefeito Jairo Mariano (PDT) informou à reportagem do CNN que foram realizadas três licitações para contratação de empresa especializada para executar a sinalização de trânsito no município, mas nenhuma empresa participou. O valor do projeto é de R$ 112 mil. Além disso, conforme o gestor, a administração continua tentando fazer a contratação direta, mas não encontra empresas interessadas em fazer o serviço. "Vamos analisar e se for necessário refazer o projeto, aumentar um pouco o valor do serviço para ver se alguma empresa se interessa em realizar esse trabalho. Sabemos que a sinalização é fundamental para organizar o trânsito e evitar acidentes", diz o prefeito.
Sobre a vala feita na Rua da Liberdade, o gestor afirmou que será realizado um trabalho para solucionar o problema e ao final o período chuvoso a empresa responsável pela pavimentação da via realizará trabalhos de recuperação. (Matéria atualizada às 15h03)