Do G1 Tocantins
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Tocantins invadiram uma fazenda na região central do estado. Eles querem que a área seja liberada para reforma agrária.
Os sem-terra ocupam a fazenda Araguarina, que fica entre os municípios de Rio dos Bois e Fortaleza do Tabocão para tentar agilizar os trâmites de regulamentação da área para fins de reforma agrária.
O grupo estava acampado há sete meses às margens da BR-153, rodovia Belém-Brasília, a seis quilômetros da fazenda. Trezentas famílias ocupam agora casas de funcionários da propriedade e até os currais.
A fazenda Araguarina não pode ser desapropriada porque de acordo com uma vistoria realizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no fim do ano passado, a área é produtiva e portanto, só pode ser destinada à reforma agrária se o dono quiser vendê-la.
Em Palmas, representantes da fazenda se reuniram com o Incra nessaa quarta-feira, 05. O encontro definiu detalhes da venda da propriedade, que tem 20 mil hectares e capacidade para receber até 600 famílias. O negócio deve ser fechado em uma audiência pública.