Blog do Fabricio Rocha

Praça Ecológica: rememorando conquistas

12/03/2014 18h28 - Atualizado em 12/03/2014 18h36

Enganam-se quem pensa que não guardamos a memória de nossas conquistas. Quatro anos se passaram, mas as lembranças das reuniões com os pais, das mobilizações ambientais na comunidade, das crianças do grupo Amigos do Meio Ambiente e de um professor querendo mudar o mundo a partir de um projeto ambiental em Pedro Afonso em 2010, permanecem quase palpáveis, de tão vivas em nossos corações.

Recordo com saudosismo das mães fundadoras Maridalva Sales, Walderina Campos, Diva Bembem e Márcia Tavares que foram meu esteio naquele tempo de intensas provações. E dos alunos empolgados do primeiro momento que continuaram comigo nos anos posteriores como Ester e Estéfanny Campos, Rebecca Sales, Gilvan Filho, Júlio César, João Maycon e Alex Rodrigues. Nos anos que se passaram surgiram diversos voluntários e novos alunos que até hoje contribuem com o desenvolvimento do projeto. Sou eternamente grato a todos pela inestimável contribuição.

E pensar que era pra ser apenas uma ação ambiental de um espaço público historicamente degradado e esquecido pelas gestões municipais. Mas aquele grupo de crianças oriundas do 5° ano da Escola Jandevam, liderados por mim na época, fariam história e ficariam como testemunhas daqueles momentos marcantes em nossas vidas.
Havia muita rejeição ao nosso projeto pelos que detinham o poder na época e presidiam as instituições municipais, mesmo assim, optamos por contestar e agir diante do abandono do local onde hoje está cravada a Praça Ecológica de Pedro Afonso.

O ato ganhou apoio popular e tornou-se um movimento socioambiental que sacudiu os alicerces do poder central da cidade, mobilizando inclusive a mídia regional, fomos até capa da edição de dezembro de 2010 do prestigiado Centro-Norte Notícias que noticiava com grande interesse o projeto e vem acompanhando até hoje os capítulos desta história.

Esta ação inédita foi filho da contestação e do descontentamento, mas nascido do amadurecimento das nossas idéias em fazer algo concreto pelo espaço geográfico no qual residíamos. Dei os primeiros passos numa sala de aula na Escola Municipal Jandevam, junto aos meus fiéis alunos do 5º ano em 2010, mas nem de longe se imaginava nascer ali, um projeto que influenciaria o Estado do Tocantins. Abalaríamos os alicerces do poder central daquela gestão. Éramos pouco mais de 60 pessoas entre alunos, pais e voluntário pretensiosos, com um objetivo em comum: ajudar a melhorar o meio ambiente em Pedro Afonso. A força da necessidade nos uniu e tratou de nos multiplicar por muitos e muitos mais até os dias de hoje.

Militância ambiental aguerrida e gratuita que se reunia aos sábados na região da futura Praça Ecológica para fazer a limpeza do local, encher garrafas pet e plantar as centenas de árvores e plantas ornamentais que hoje encantam moradores e visitantes. Tínhamos tudo o que um desses políticos profissionais gostaria de ter a seu serviço: pessoas unidas em prol do bem comum.

Em pouco tempo o projeto Amigos do Meio Ambiente começou a ocupar espaços na sociedade. A principio derramamos muito suor, saliva e sola de sapato atrás de apoio para causa ambiental que era tratada com desdém por muitos. Mas o poder de convencimento das nossas ações que brotavam, prenunciava a vitória da determinação. Os alunos do projeto AMA passaram a serem vistos no cotidiano da cidade agora como protagonistas de diversas ações que eram realizadas pelas várias instituições que passaram a buscar junto ao grupo fortalecimento dos seus projetos.

Avanços, desconfianças e recuos, sentaram-se à mesa de negociação diversas vezes, enquanto a sociedade, antes silenciosa em seus desejos de mudanças no meio ambiente local, soube enxergar no AMA, a oportunidade de reagir, agindo e nos apoiando em diversas ações na comunidade. Ao longo da nossa trajetória buscamos a liberdade de expressão, a defesa irrestrita do meio ambiente e uma educação ambiental libertadora para nossos alunos e para a comunidade que sempre nos respaldou.

Já se passaram quatro anos da ousadia, mas o caminho percorrido até aqui é intenso e cheio de histórias bonitas pra ilustrar o texto que não pode ser ignorado ou esquecido pela comunidade pedroafonsina.

Dessa luta nasceu uma linda Praça Ecológica que nesta semana foi agraciada com o tombamento pelo PROJETO DE LEI Nº 180/2014 do gabinete do deputado estadual José Geraldo (PTB), declarando como Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Estado do Tocantins a Praça Ecológica de Pedro Afonso.

Mas ao completar quatro anos de existência o projeto Amigos do Meio Ambiente nos mostra que valeu a pena lutar, pois nosso projeto se expandiu, além de Pedro Afonso fincamos bases sólidas em Tupirama, Bom Jesus, Santa Maria e Rio Sono, educando centenas de crianças para preservar e amar o meio ambiente. Hoje somos considerados referências no meio ambiente estadual, exemplo de trabalho voluntário que luta por um mundo melhor.

Contrariando algumas falácias, se a Praça Ecológica existe de fato, ele se chama Amigos do Meio Ambiente. Só para lembrar.

 

VEJA TAMBÉM: