Cidades

CASO LUCAS FRANÇA

Em depoimento, secretário da Saúde afirma não ter conhecimento do excesso de passageiros

24/02/2014 17h43 - Atualizado em 26/02/2014 18h55
Em depoimento, secretário da Saúde afirma não ter conhecimento do excesso de passageiros
Waldeci Campos

Rafaela Mazzola 

O secretário de Saúde de Pedro Afonso, Euridinei Camilo de Oliveira Junior, conhecido como Junior da Saúde, prestou depoimento na última sexta-feira, 21, na Delegacia Regional da Polícia de Pedro Afonso, referente ao acidente envolvendo um veículo da Secretaria Municipal de Saúde, que estava com excesso de passageiros, e o caminhão de uma distribuidora de bebidas na última terça-feira, 18, em Pedro Afonso.

Conforme o depoimento, o secretário “ao tomar ciência dos fatos ficou surpreso ao verificar que 07 pessoas estariam no veiculo da Secretaria Municipal de Saúde”.

Já no depoimento ele informou que autorizou o transporte de três pacientes, sem acompanhantes e que durante o período à frente da pasta não houve qualquer reclamação por excesso de passageiros nos veículos pertencentes a Secretaria de Saúde.

Segundo Junior, no dia anterior ao acidente, recebeu uma ligação da vereadora Irene do Sindicato (PDT) para que conseguisse uma vaga para transportar uma paciente e que não foi mencionada a necessidade de outra vaga para um acompanhante.

O gestor afirmou que uma paciente menor de idade e portadora de necessidades especiais estava na relação dos pacientes para transporte, porém não havia no documento da Secretaria que ela precisaria de acompanhante, assim, Junior disse no depoimento não ter conhecimento se a pessoa responsável pela menina estaria ou não no veículo.

Conforme o depoimento, o gestor apresentou cópia da relação dos pacientes autorizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Junior também relatou que a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de seis veículos para transporte de pacientes, além de um contrato com uma cooperativa de van para não haver excesso de lotação.

Entenda o caso
O acidente aconteceu na madrugada última terça-feira, 18, em Pedro Afonso. Um caminhão Iveco, que transportava bebidas, e um Fiat UNO, da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Afonso colidiram depois da ponte do Ribeirão, local conhecido como “João do Tai”, próximo ao trevo de entrada para o município.
O Fiat UNO, com capacidade para cinco pessoas, transportava sete passageiros e seguia para a capital do Estado, Palmas. O veículo era conduzido pelo motorista Manoel Divino Alves, 53 anos. Os passageiros e o motorista foram atendidos no Hospital Público de Pedro Afonso, quatro deles, em estado mais grave foram encaminhados para o Hospital Geral de Palmas (HGP). Entre os pacientes enviados para o HGP estava Lucas França, de sete anos, que faleceu na manhã da quarta-feira, 19, em decorrência de um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE).

Ainda na última quarta-feira, 19, o titular da 11ª Delegacia Regional da Polícia Civil, Wlademir Costa de Oliveira, informou que foi instaurado um inquérito policial para apurar o caso, previsto para ser concluído em 30 dias. As testemunhas começaram a ser ouvidas. O resultado da perícia técnica está previsto para sair até esta sexta-feira, 28.

O motorista sofreu Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) e um trauma grave no olho esquerdo. Luciene da Silva França, mãe de Lucas França, quebrou o úmero do braço direito, o punho esquerdo e o maxilar, e uma criança de três anos sofreu fraturas nas duas pernas.

Ainda no Hospital Público de Pedro Afonso as passageiras Eumedes Fonseca Lopes, Eudilene Fonsenca Lopes e Ruth Oliveira Souza receberam atendimento e foram liberadas.

Manoel Divino Alves, ainda machucado, relatou a Polícia Militar que seguia em baixa velocidade quando foi surpreendido pelo caminhão que bateu na parte esquerda do veículo. Com o impacto o caminhão caiu numa ribanceira e a carga de bebidas ficou deteriorada.

O condutor do caminhão, Roni da Silva Vale, vinha em direção a Pedro Afonso e fugiu do local do acidente. De acordo com uma fonte do CNN, que preferiu não se identificar, o motorista do caminhão estava ingerindo bebidas alcoólicas em Pedro Afonso na madrugada de terça-feira.

Segundo o delegado Wlademir Costa de Oliveira, o motorista do caminhão se apresentou espontaneamente na Delegacia Regional de Polícia Civil de Colinas do Tocantins, prestou declarações informais e vai ser interrogado. (Colaborou Fred Alves)
 

VEJA TAMBÉM: