Cidades

23 anos

Comunidade de Bom Jesus do TO celebra aniversário de emancipação política

28/02/2014 06h48 - Atualizado em 28/02/2014 07h11

Fabricio Rocha

Na quinta-feira, 20 de fevereiro, a comunidade e o poder público municipal se reuniram na Praça da Matriz, em Bom Jesus do Tocantin,s para a celebração do 23º aniversário de emancipação política do município, instalado em 1991.

A celebração organizada pela Prefeitura Municipal foi marcada por apresentações culturais da Banda de Música Mirim da cidade, e também da Banda de Música da Policia Militar do Estado do Tocantins, que encantaram os presentes.

Houve ainda entregas de troféus e medalhas para as equipes campeãs dos torneios de voleibol, futsal e futebol de campo. Os jogos fazem parte da Semana do Município, e foram organizados pela equipe do secretário de Esportes, Tião Neves.

Artesanatos diversos confeccionados pelas famílias beneficiárias dos programas sociais foram expostos, valorizando a criatividade e formas de expressão dos artesãos locais.

A prefeita de Bom Jesus do Tocantins, Rosângela Barbosa Bezerra (PSDB), ao proferir seu discurso agradeceu todos os parceiros do evento, evidenciou as conquistas do primeiro ano de administração e enfatizou, também, obras que já estão em curso. A gestora ainda pediu apoio e compreensão da comunidade para o crescimento do município. Concluiu afirmando que o primeiro ano foi mais burocrático e que o município possuía inúmeras pendências, por isso teve que “colocar a casa em ordem”, para poder buscar os recursos e investimentos emergências que tanto o município precisa.

“Como conquistas mais importantes para Bom Jesus neste ano conseguimos a reforma e mobília geral do posto de saúde, da sede da prefeitura e do consultório dentário; adquirimos três motos junto a Polícia Militar e dois automóveis; revitalizamos as estradas da zona rural, recebemos dois tratores com implementos e uma retro escavadeira. Além disso, construímos pontes, cacimbas e bueiros para atender o agricultor, entre outras ações” informou a gestora.

Para 2014, segundo a prefeita, já esta em fase adiantada a aquisição de uma ambulância, uma patrol, um posto de saúde com academia ao ar livre, reforma da creche Mundo da Criança, o término da praça da entrada da cidade, a cobertura da quadra poliesportiva e a ampliação da rede de abastecimento de água.
Após os pronunciamentos, houve uma queima de fogos seguida de show musical com a banda Os Negros, que animou a comunidade.

História
Pertencente ao município de Pedro Afonso, foi instalado como distrito em 20 de junho de 1963. Somente 29 anos depois com muita luta da comunidade e de lideranças políticas da região, no dia 20 de fevereiro de 1991, pela Lei 251, foi criado o município.

Nascido à margem direita do Rio Sono, quando a região ainda fazia parte do antigo Norte goiano, em terras da fazenda da família Correia, o município surgiu como pólo de comércio de carne (charque), aonde o gado vindo de cidades como Porto Nacional, Natividade, Pindorama, Monte do Carmo e Ponte Alta era abatido e preparado para comercialização com capitais como Belém (PA). Tratava-se de um frigorífico de grande porte, ou como era chamada na época, uma Charqueada, nome alusivo à produção de charque.

Em torno de todo esse movimento gerado pelo frigorífico, com inúmeras famílias de trabalhadores, além de tantos outros que passavam pela região, nasceu o povoado de Bom Jesus que recebeu este nome, mais tarde em homenagem ao padroeiro local, Bom Jesus dos Passos, tendo a denominação “do Tocantins” para diferenciar de outra cidade com mesmo nome no Rio Grande do Sul.
 

VEJA TAMBÉM: