Política

Eleição 2013

Justiça Eleitoral julga irregular prestação de contas de Tom Belarmino

13/02/2014 19h55 - Atualizado em 14/02/2014 09h02

Fred Alves

O Cartório Eleitoral de Pedro Afonso divulgou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, o resultado do julgamento da prestação de contas eleitorais do ex-prefeito de Pedro Afonso Tom Belarmino, atualmente no PR, mas que era do PTB.

Na sentença do dia 20 de novembro, a juíza da 23ª Zona Eleitoral, Luciana Costa Aglantzakis, julgou irregular a prestação de contas apresentadas por Tom Belarmino referente a campanha eleitoral de 2012, quando o político foi candidato a prefeito.

“O candidato não apresentou os extratos bancários, não apresentou a documentação necessária à realização da análise das contas, a dívida de campanha não foi esclarecida, a não apresentação de documentos com condições de avaliar com presteza as contas apresentadas, e, ainda, a inércia do Candidato que, devidamente intimado para sanar as irregularidades encontradas em sua Prestação de Contas, assim, não o fez, comprometendo a regularidade e idoneidade das contas prestadas”, diz trecho da sentença.

Com a decisão, Tom Belarmino não consegue a quitação eleitoral emitida pela Justiça Eleitoral, documento obrigatório para registro de candidatura e assim fica sem condições de disputar qualquer mandato até 2016, conforme explicou a juíza Luciana Aglantzakis.

Por telefone, o ex-prefeito Tom Belarmino afirmou estar tranquilo em relação a decisão é para regularizar a situção precisa apenas apresentar as contas de campanha, pois segundo ele, o Tribunal Superior Eleitoral teria uma resolução neste sentido. 

 

VEJA TAMBÉM: