Fred Alves
Em nota, a Celtins, concessionária de energia elétrica do Tocantins, informou que para realizar o serviço de construção da rede de energia elétrica do Setor Aeroporto II, é necessário que a Prefeitura de Pedro Afonso realize o chamado alinhamento de guia. Trata-se da demarcação topográfica das ruas, onde ficam definidos logradouros públicos e calçadas.
Ainda segundo a concessionária, a solicitação da Prefeitura de Pedro Afonso para construção de rede no bairro foi protocolada no último dia 24 de janeiro deste ano, quando foi informado ao município a necessidade da apresentação do alinhamento de guia.
Conforme a Resolução Normativa 414/ 2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEl), a concessionária tem um prazo de 45 dias para iniciar as obras.
Ainda na terça-feira, 11, o prefeito Jairo Mariano (PDT) afirmou que o trabalho de demarcação topográfica do Setor Aeroporto II está sendo realizado. Por telefone, o engenheiro agrônomo Hélio Augusto, responsável pela empresa de topográfica contratada para executar o serviço, informou ao CNN que o serviço será iniciado na sexta-feira, 14 de fevereiro, e concluído neste sábado, 15. Ainda segundo ele, o levantamento será encaminhado à Celtins na próxima segunda-feira, 17.
Protesto cancelado
Moradores realizariam na tarde desta quarta-feira, 12, uma manifestação para cobrar a colocação da rede de energia elétrica e o encascalhamento de ruas no Setor Aeroporto II. Eles sairiam do bairro e iriam até a sede da Prefeitura de Pedro Afonso, onde pretendiam se reunir com o prefeito, porém segundo Átila Holanda, que se apresenta como presidente da associação de moradores do bairro, o protesto foi cancelado devido a uma forte chuva. Ele não informou a data para o protesto.
Informado sobre o posicionamento da Celtins afirmando que o início da obra da rede de energia elétrica no setor depende da entrega da demarcação topográfica, trabalho que será realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura de Pedro Afonso, Holanda disse que associação vai aguardar sua realização e depois se posicionar.
Prefeitura vai recuperar ruas
Procurado pela reportagem do Portal CNN, o prefeito Jairo Mariano confirmou que esteve no bairro nessa terça-feira, para avaliar as condições de ruas que serão recuperadas a partir desta quinta-feira, 13. “Na verdade das 41 quadras, apenas três ruas estão com problemas e serão recuperadas. Sabemos do problema e estamos buscando recursos financeiros juntos ao Governo Federal para asfaltar o setor. Os projetos foram apresentados à Caixa Econômica Federal, responsável pela aprovação e liberação dos recursos”, explica o prefeito.