Cidades

Pedro Afonso

Moradores do Aeroporto II vão protestar por obras de encascalhamento e rede de energia elétrica

11/02/2014 20h02 - Atualizado em 12/02/2014 13h57
Moradores do Aeroporto II vão protestar por obras de encascalhamento e rede de energia elétrica
Divulgação

Fred Alves

Um grupo de moradores do Setor Aeroporto II, um dos mais populosos de Pedro Afonso, realiza manifestação nesta quarta-feira, 11 de fevereiro. Segundo Átila Holanda, que se apresenta como presidente da associação de moradores do bairro, a intenção é cobrar da administração municipal obras de encascalhamento de ruas e colocação da rede de energia elétrica.

“Temos ruas que estão tomadas pela água das chuvas, e muitos buracos. Além disso, cerca de 400 famílias só têm energia elétrica por meio de gambiarras e estão expostas a acidentes devido a fios enterrados no chão. Lá 80% das famílias tem energia com gambiarra”, diz Holanda em entrevista ao Portal CNN.
 
A realização do protesto foi definida durante reunião na tarde dessa terça-feira, 11, onde segundo os organizadores, aproximadamente 300 pessoas participaram.
No protesto desta quarta-feira, marcado para começar às 16 horas, os moradores sairão do Aeroporto II e vão percorrer ruas de Pedro Afonso, terminando a carreata na sede da prefeitura. Lá, pretendem se reunir com o prefeito Jairo Mariano (PDT) e reivindicar melhorias para o bairro.

O presidente da Associação do Moradores do Setor Aeroporto II afirma que o prefeito esteve no bairro nesta terça-feira, no momento em que os moradores planejavam a manifestação, mas teria ficado dentro de um carro e não falou com ninguém. “Ele se acovardou e não foi falar com os moradores”, acusa Átila Holanda. Ele afirma que os moradores querem que o chefe do executivo municipal apresente documentos e projetos que demonstrem quando as obras de encascalhamento e de energia serão iniciadas e concluídas.

“Entra governo e sai governo e nada é feito”, reclama Holanda, negando que a manifestação tenha conotação política.

Prefeitura vai recuperar ruas e cobrar Celtins
Procurado pela reportagem do Portal CNN, o prefeito Jairo Mariano confirmou que esteve no bairro nessa terça-feira, para avaliar as condições de ruas que serão recuperadas a partir da próxima quinta-feira, 13. “Na verdade das 41 quadras, apenas três ruas estão com problemas e serão recuperadas. Sabemos do problema e estamos buscando recursos financeiros juntos ao Governo Federal para asfaltar o setor. Os projetos foram apresentados à Caixa Econômica Federal, responsável pela aprovação e liberação dos recursos”, explica o prefeito.

Sobre a energia elétrica, Jairo Mariano afirma que a responsabilidade da execução da obra é da Celtins. Conforme o gestor, ainda em 2013 o governo municipal abriu ruas do bairro a pedido da concessionária de energia elétrica para realização dos serviços. Também foi solicitada a demarcação topográfica, o que está sendo feito, com garante o prefeito.

Jairo Mariano afirmou ter enviado várias solicitações a Celtins para realização do serviço no Aeroporto II e nesta quarta-feira, vai até a sede da empresa em Palmas, buscar uma solução. “A colocação de energia elétrica é de responsabilidade exclusiva da Celtins, mas estamos empenhados em resolver esse problema o mais rápido possível. Temos diversos documentos onde solicitamos a obra”, afirma o gestor

Ele também criticou a atuação de Átila Holanda. “Estou na administração de Pedro Afonso há um ano e pouco mais de dois meses e nunca fui procurado por esse rapaz que se diz presidente da associação do setor. Estou sempre aberto ao diálogo e ele não foi a prefeitura em nenhuma ocasião. Sou a favor de qualquer reivindicação, mas acho que antes de protestar é possível visitar a prefeitura, enviar uma solicitação por escrito e saber o que está sendo feito para solucionar o problema”, conclui Jairo Mariano.
 

VEJA TAMBÉM: