Cidades

Chuvas

População sofre com alagamento e buracos; Prefeitura busca recursos para infraestrutura

07/02/2014 17h34 - Atualizado em 07/02/2014 17h58
População sofre com alagamento e buracos; Prefeitura busca recursos para infraestrutura
Waldeci Campos

Rafaela Mazzola

Com a temporada de chuvas, a falta de estrutura e manutenção das ruas de Pedro Afonso ficam mais evidentes. A comunidade enfrenta dificuldades de locomoção em alguns pontos da cidade, como Juliana Moreira que reside no Setor Maria Galvão e precisa levar a filha para a escola.

“Aqui em frente de casa não alaga, mais tem alguns pontos alaga e muito. Quando vou deixar minha filha na escola, passo por muito buraco e lama”, diz Juliana, moradora da Rua da Liberdade. Ela também critica a situação da rua Numeriano Bezerra de Castro, que fica em frente ao Hospital Regional de Pedro Afonso e é uma das principais vias da cidade. “Aquela rua do hospital nem parece que já foi asfaltada um dia. É muito buraco e quando chove a situação é crítica”, acrescentou.
O empresário do ramo madeireiro, Guaslley Oliveira, disse que o Setor Aeroporto II é um dos mais afetados durante as chuvas. “Com qualquer chuvinha o setor vira uma verdadeira lagoa”, menciona Oliveira.

A atual situação da Avenida Tocantins, a principal do setor, também causa indignação. “É cheia de buracos, é panela em cima de panela. Agora que deram uma raspada melhorou um pouco o trajeto. Mas com uma ou duas semanas, no máximo, o caos volta”, relatou o empresário.

Prefeitura busca recursos
De acordo com o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), “com recursos próprios o município levaria de 20 a 30 anos para realizar algumas obras”. O gestor informou que está em andamento um projeto no Governo Federal para construção de asfalto, calçadas e galerias no valor de R$ 2 milhões. O projeto está em fase de habilitação, o que depende de editais, portanto não existe prazo, segundo o prefeito. O passo seguinte é a assinatura de um contrato com a Caixa Econômica Federal.

Sobre os buracos em várias ruas da cidade, o prefeito informou que está em ação permanente a Operação Tapa-Buracos, em parceria com o Governo Estadual. O investimento é de R$ 5 mil.

O prefeito também informou que está articulando perante o Ministério das Cidades projetos de infraestrutura para o Setor Aeroporto II, mas não divulgou detalhes.

 

VEJA TAMBÉM: