Fred Alves
Na sessão realizada na noite de segunda-feira, 2 de dezembro, durante a votação que aprovou requerimento da vereadora Lili (PSD), para entrega de moção de aplausos à Liga Esportiva de Pedro Afonso (LEPA), o vereador Salim Bucar (foto-SDD) afirmou que “o esporte da cidade está esquecido”.
“A secretaria não está fazendo nada pelo esporte de nossa cidade. A Lepa sofre muito quando vai fazer um campeonato por causa das despesas, e muitas vezes os dirigentes tem que tirar dinheiro do bolso para realizar competições”, afirmou Bucar, que ainda parabenizou a iniciativa de Lili em homenagear a diretoria da Lepa.
A vereadora Lili lembrou que existe uma lei municipal autorizando a Prefeitura de Pedro Afonso a fazer o repasse mensal de um salário mínimo à Lepa, mas a entidade optou em receber apoio para realização de eventos esportivos. A parlamentar afirmou que a administração municipal tem apoiado, mas ressaltou que o problema é a atuação do diretor municipal de Esportes, Kelryson Alves Noleto, que segundo ela, “sempre enrola para ajudar”.
Falta de autonomia
Por telefone, o diretor de Esportes, Kelrison Alves Noleto, afirmou ao CNN que todas às vezes em que foi procurado pelos dirigentes da LEPA levou as solicitações ao prefeito Jairo Mariano, que as atendeu prontamente. Ele lembrou que a Prefeitura de Pedro Afonso apoia todos os eventos da entidade e citou o último, o Campeonato de Futebol Society Entre Bairros, onde foi repassado o valor de R$ 1.800,00 para pagamento da arbitragem.
Questionado se não falta uma atuação maior da Diretoria de Esportes no sentido de realizar competições esportivas no município e não apenas apoiar as organizadas pela Liga de Esportes, Kelryson Alves Noleto disse que no início da atual gestão apresentou um cronograma de competições esportivas, mas o prefeito afirmou que a administração municipal seguiria e apoiaria financeiramente o calendário de eventos da LEPA.
Ele também reconheceu não ter autonomia para realizar atividades esportivas. “Se ao invés de diretoria fosse uma secretaria com orçamento próprio, poderíamos fazer um trabalho melhor”, disse o diretor, que ainda recriminou a postura dos vereadores. “Quem está criticando não conhece a realidade e faz isso por ser da oposição”, concluiu Kelryson Alves Noleto. (Colaborou Eduardo Cruz)