Esporte CN

Esporte CN

Karateca pedroafonsina vence Panamericano e se classifica para Mundial na Argentina

06/11/2013 11h22 - Atualizado em 06/11/2013 11h22

Fred Alves

Após vencer o Campeonato Panamericano de Karatê, realizado de 1º a 3 de novembro, em Brasília, a atleta pedroafonsina Jéssica Benício Santos, 19 anos, se classificou para o Campeonato Mundial de Artes Marciais, que acontecerá em novembro de 2014, em Buenos Aires, na Argentina.

A karateca competiu na categoria faixa preta adulto com atletas de 18 a 21 anos, e foi prata no kata (movimentos de ataque e defesa numa luta imaginária) e ouro no kumite (combate), onde lutou com o ombro esquerdo machucado. Para se sagrar campeã ela fez quatro lutas em dois dias. O torneio teve a participação de cerca de 150 atletas da Argentina, Venezuela, Equador, Chile e Brasil.

Do Tocantins, além da atleta pedroafonsina, Luiz Carlos Crispim, técnico de Jéssica, e uma atleta de Gurupi também foram classificados para o Mundial de Artes Marciais.

“Senti muito orgulho de mim mesma, afinal fiz uma viagem longa e cansativa, desloquei meu ombro e mesmo assim não desanimei apesar de chorar muito pela dor que sentir, mas estava lá firme e forte pra enfrentar minhas adversárias”, disse Jéssica ao falar da conquista nacional e da chance de disputar uma competição mundial.

Sobre a preparação para a disputa do Mundial de Karatê em 2014, a atleta afirma que o início está sendo mais cuidadoso, já que ainda se recupera da contusão no ombro esquerdo. “Todo cuidado é pouco, pois qualquer força que faço sinto muita dor. Nossos treinos são constantes, uma hora e meia, três vezes por semana. Em véspera de campeonato intensificamos mais”, explica.

Além de se preparar para a competição, Jéssica Benício tem outra luta dura pela frente: conseguir patrocínio. Ela precisa de cerca de R$ 2 mil para custear os gastos com passagens, hospedagem, alimentação, inscrição, além de um kimono novo.
“Temos um ano pra se preparar fisicamente e financeiramente, estou com muita expectativa, afinal será minha primeira vez fora do Brasil, onde irei representar meu estado, meu município e, principalmente meu país. Tem aquele ditado: ganhar é muito bom, mas ganhar da Argentina e na Argentina será muito melhor”, conta a atleta sorrindo.

Trajetória vencedora
Jéssica Benício Santos começou a praticar karatê com apenas oito anos de idade. A primeira conquista veio em 2006 quando ganhou ouro no kata durante o Campeonato Brasileiro de Karatê, também em Brasília. Ela ainda tem no currículo várias conquistas em competições estaduais.

Em 2010, devido a problemas pessoais, abandonou o esporte por quase três anos. Em maio deste ano, já morando em Palmas onde faz faculdade de Direito, retornou ao esporte. Já na volta ganhou duas medalhas de bronze, uma na capital federal, em setembro, e outra em Palmas, neste mês.

Jéssica Benício disputa a última competição do ano no próximo dia 23 de novembro, em Formoso do Araguaia. Ela vai competir no XI Campeonato Estadual de Karatê. “Estou muito animada, vai ser uma competição no meu querido estado e vou poder representar bem meu município de Pedro Afonso.Vou só treinar com cautela para não sofrer lesões”, diz a atleta, que aproveitou para agradecer o apoio recebido da tia Tuta, de outros familiares, da Coapa, do empresário Jacob e da Prefeitura de Pedro Afonso, para disputar a competição em Brasília, onde se classificou para o Mundial de Artes Marciais.
 

VEJA TAMBÉM: