Esporte CN

Esporte CN

Atleta pedroafonsina é convocada para treinar na Seleção de Vôlei

23/09/2013 13h53 - Atualizado em 23/09/2013 13h53

A jogada de vôlei pedroafonsina Lya Cristofari é uma das três atletas do Tocantins convocada para um período de treinos e testes para a base da Seleção, no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, localizado em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

A convocação veios após ela se destacar nos Jogos Escolares da Juventude (Jejuve), realizados em Natal, capital do Rio Grande do Norte, para a categoria 12 a 14 anos. A equipe tocantinense ficou em segundo lugar.

Na partida final dos Jogos, as tocantinenses enfrentaram Minas Gerais, que as derrotou por 3 sets a 1, com parciais de 25 a 16 no primeiro set, 17 a 25 no segundo, 25 a 20 no terceiro; e 25 a 15 no quarto e último set.

Apesar da derrota na finalíssima, as representantes do estado alcançaram feitos inéditos dentro da categoria, como a própria medalha de prata, a subida à primeira divisão da modalidade nos Jejuve e a convocação de três atletas Apenas a própria equipe carioca superou o Tocantins em número de convocadas, com quatro alunas-atletas chamadas.

Novata pé-quente
Logo no ano de debute nos Jejuve, Lya Cristofari não só fez parte da conquista da medalha e da ida à 1ª divisão inéditas das meninas da categoria 12 a 14 anos como, também, foi convocada para a base da Seleção Brasileira de Voleibol, o que foi motivo de muita alegria para a aluna-atleta. “Primeiro, foi muito boa a experiência de estar em uma competição nacional, viajar, jogar, conhecer pessoas de outros lugares e lugares lindo e já de cara conseguir subir de divisão e ficar com a medalha de prata; eu nunca poderia imaginar isto. Em relação à convocação para a Seleção, eu via as meninas sendo chamadas e pensei que não iria pelo fato de ser o meu primeiro ano e eu não ter tanta experiência. Aí chamaram o meu nome e eu fiquei muito feliz no momento; eu fiquei paralisada, sem saber o que estava acontecendo, porque eu não tinha conhecimento e tudo foi muito rápido. E depois que me explicaram eu fiquei muito emocionada e muito feliz; daí liguei logo para a minha mãe para avisá-la e ela ficou muito orgulhosa”, contou a jogadora por uma rede social, valendo lembrar que Zico, o treinador da equipe feminina tocantinense, assim como os treinadores das três primeiras colocadas das três divisões dos Jejuve, também participará do período de intercâmbio no CT da Seleção em Saquarema. (Com informações da Ascom Seduc/Fotos: Dhijé Duarte)
 

VEJA TAMBÉM: