Tocantinenses conquistam resultados expressivos no primeiro dia de competições dos Jogos Escolares da Juventude
Começaram nesta sexta-feira, 06, as disputas dos Jogos Escolares da Juventude (Jejuve) para os alunos-atletas da categoria 12 a 14 anos, que estão sendo disputados em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Apesar de ainda não terem conquistado medalhas, os tocantinenses conseguiram se destacar no Atletismo e no Judô, alcançando fases decisivas em um e de disputa por um lugar no pódio no outro.
No Atletismo, o destaque maior foi conquistado por Gustavo Barbosa Marques, praticante da prova Lançamento de Dardos. Nas eliminatórias dos Jejuve, Gustavo conseguiu alcançar a marca de 38,02 metros, se classificando, assim, para a finalíssima dos Jogos. “Eu acreditei o tempo todo que poderia me classificar. Agora estou ansioso e só quero descansar até o dia da prova, que vai ser no domingo (dia 08). Só de estar entre os 12 melhores do Brasil já me deixa orgulhoso de mim e do meu professor Cláudio, que me treina lá em Araguatins”, contou o aluno-atleta de 14 anos, que estreia nas competições estudantis nacionais.
Ainda no Atletismo, mas na prova 75 metros rasos, Lenir Guimarães e Alan Almeida se classificaram para as semifinais, a serem disputadas neste sábado, 07. Houve, também, a participação de tocantinenses nas provas de Salto em Distância e Arremesso de Peso; neste último, apesar de não passar da primeira fase, Josiel Rodrigues comemorou a participação. “Eu me senti bem à vontade na competição, tanto que eu melhorei a minha marca, que era de 9 metros e agora chegou a 10,50 metros. Eu tenho só 14 anos e tenho pelo menos mais três anos de competição; estou confiante que posso melhorar para os próximos anos”, disse um confiante Josiel.
Disputa de bronze no Judô
Ao todo, seis judocas tocantinenses lutaram no dia de início dos confrontos. Pela manhã, enquanto William Mariano e João Souza não obtiveram sucesso nas disputas que enfrentaram, Wysleylane Reis venceu a primeira luta e não teve o mesmo êxito na seguinte. Já no período da tarde, Daniel Okabaiashi e Amanda Oliveira foram derrotados, cabendo a Wélio Carvalho batalhar por uma medalha pelo Tocantins.
Depois de vencer duas lutas, o judoca perdeu um combate, voltando em seguida, pela repescagem, onde venceu mais dois confrontos, garantindo, assim, a oportunidade de disputar a medalha de bronze contra o aluno-atleta de Pernambuco, que saiu vitorioso; o que deixou Wélio triste, mas não desanimado. “Faltou muito pouco; mas agora é levantar a cabeça e aumentar o ritmo de treino para partir com tudo para a final do Brasileiro Sub-15 que eu vou disputar no dia 22 (de setembro), lá em Porto Velho, em Rondônia. Apesar de perder a medalha, estou feliz; este é o meu primeiro ano de Judô e eu tenho mais Jogos pela frente, por isto estou confiante que eu vou voltar ainda melhor”, falou, determinado, o judoca tocantinense, que ficou com a quinta colocação na categoria peso-médio, para atletas com até 53 quilos.
Demais modalidades
Os tocantinenses também estiveram em ação nas modalidades Badminton, Ciclismo Ginástica Rítmica, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez, entretanto, em nenhuma delas houve algum avanço de fase. Mesmo assim, vale destacar a atuação dos alunos-atletas do Badminton, modalidade que pela primeira vez tem representantes do Tocantins e que, mesmo assim, conseguiu obter uma vitória na competição na dupla mista formada por Raquel Ribeiro e Marcus Vinícius Marinho Vieira.
Para Raquel, a falta de experiência pesou no momento do confronto. “Nós jogamos Badminton há pouco tempo, e os outros atletas já jogam há anos, por isto eles têm mais marcação de quadra, sabem se movimentar melhor, e isto deixa o jogo mais difícil para a gente. Se aumentarmos os nossos treinos, podemos melhorar muito para as próximas competições”, destacou a aluna-atleta, enquanto Marcus garante que não está chateado com a derrota. “Eu só jogo Badminton há seis meses; isto ainda é pouco. Se o Badminton entrar na categoria 15 a 17 anos no ano que vem, eu quero continuar treinando e voltar a competir no brasileiro. Mesmo perdendo, estou feliz de estar aqui”, destaca o competidor.
Prosseguimento dos Jogos
Todas as modalidades ainda estarão em atividades durante este sábado, 07, algumas no período matutino, outras no vespertino e até mesmo algumas em ambos os horários.
As disputas individuais dos Jejuve acontecem até o próximo domingo, 08. Já na segunda-feira, 09, a delegação tocantinense de alunos-atletas das modalidades coletivas chegam a Natal para começarem, no dia seguinte, as competições de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol. (Ascom Seduc / Marcus Mesquita / Fotos: Elias Oliveira)