Augusto Rocha
O atirador e presidente do Clube de Tiro Esportivo de Pedro Afonso, João Marinho Sobrinho, viajou neste sábado, 24, às 7h da manhã, para Gurupi, no Sul do Estado, onde disputará seis modalidades na 3ª Etapa do Campeonato Tocantinense da categoria. A primeira prova começou às 13 horas.
João Marinho conta que intensificou os treinamentos nesta semana. Ele se considera favorito para vencer mais esta etapa. Entre as seis modalidades, ele está em primeiro, segundo e em terceiro, na classificação. “Eu treinei bastei. Dediquei muito, fiz dois treinos bem puxados nesta semana, e ainda treinei ontem. Estou indo na esperança de trazer algo para Pedro Afonso”, disse o atleta de tiro.
Em cada modalidade, João Marinho vai atirar 20 vezes. Ao final da competição, ele terá efetuado 120 disparos. A competição começa neste sábado, mas se estende até domingo, quando será divulgado o resultado oficial.
Em junho, João Marinho conquistou o título de campeão do 13º Campeonato Sulamericano de Silhuetas Metálicas, em Campo Grande (MS). O evento contou com 319 competidores. Ele foi considerado o melhor desportista da competição. Ele disputou 14 das 16 modalidades, sendo o primeiro colocado em seis provas, vice-campeão em três, e terceiro lugar em outras três.
Apesar de ter sido campeão brasileiro em 2010 e 2011, essa foi a primeira vez que João Marinho disputou o sulamericano de tiro prático. Detentor de 16 títulos tocantinenses, em seis modalidades diferentes, ele coleciona ainda nove títulos em Pedro Afonso, onde está invicto desde 2004. O atleta, de 65 anos, atira desde os 13. Em outubro, ele participa do Campeonato Brasileiro, em Juiz de Fora (MG).