Texto e fotos: Augusto Rocha
O Sapolândia bateu o Pé do Morro, de Fortaleza do Tabocão, por 5 a 4, na primeira semifinal da Copa Portal de Futsal, disputada no sábado, 20 de maio, no Ginásio Ademar Amorim, em Pedro Afonso, e está na final da competição no próximo sábado, 25 de maio. O adversário da equipe será o Feras da Barroca, que derrotou o Tupirama por 2 a 0, também nesse fim de semana.
A equipe do Pé do Morro demonstrou mais iniciativa no início do jogo. Na primeira boa oportunidade, em um passe errado do Sapolândia, no meio da quadra, a bola sobrou para Anderson, do time de Tabocão. Ele avançou livre e chutou para fora. Em seguida, Marcos, do Pé do Morro, recebeu livre na frente, mas deixou a bola escapar, e ela ficou nas mãos do goleiro Keury.
Precavido, o Pé do Morro estava mais recuado, e tentava jogar no erro do adversário. O Sapolândia então resolveu reagir para tentar dominar a partida. E a primeira chance de gol surgiu dos pés do artilheiro Rivelino, que tabelou com o pivô Pablo, e recebeu de volta, na frente. A conclusão saiu por cima do gol.
O time de Pedro Afonso voltou a pressionar e chegou ao primeiro gol. Roberto (foto) avançou pela esquerda, passou por Selmar e bateu forte, rasteiro, de esquerda. Com o placar adverso, o Pé do Morro partiu para cima e desperdiçou várias oportunidades para empatar. Mas a insistência foi recompensada. O artilheiro Marcos recebeu, girou, e bateu no canto direito, rasteiro, para vencer o goleiro Keury e empatar a partida.
A resposta do Sapolândia foi imediata. Na saída da bola, o time aproveitou o descuido da defesa do Pé do Morro. Lindemberg, que havia entrado no lugar de Salim Bucar, cruzou da direita, na área, e Nicardo apareceu livre para desviar e colocar o Sapolândia de novo na frente.
O Pé do Morro não se abateu com o segundo gol, e buscou o empate. Em uma jogada de contra-ataque, Anderson recebeu no meio. Ele abriu na direita para Marcos, que avançou e tocou de novo para Anderson. Ele entrou livre e desviou para dentro das redes. Vibração da torcida, que viu o time de Tabocão crescer na partida.
A defesa do Sapolândia cedia muitos espaços ao Pé do Morro (foto). O time não repetia a mesma atuação das quartas de finais, quando venceu o Juventus por 2 a 0. O time de Tabocão levava perigo ao gol de Keury, até que Pablo foi à linha de fundo, pela esquerda, e bateu cruzado. Lindemberg apareceu na área, livre, para desviar, e fazer 3 a 2, placar do primeiro tempo.
No retorno para o segundo tempo, Marcos enfiou a bola debaixo das pernas de José Luiz, o “Véi Saco”, que se esticou todo, e caiu, na quadra. O artilheiro concluiu por cima do gol. Quem levou a pior foi o defensor, que teve uma lesão no joelho, e precisou sair carregado de quadra.
Após a saída de Véi Saco, o Sapolândia deu ainda mais espaços na defesa. E foi a partir daí que começou a brilhar a estrela do goleiro Keury, no duelo particular com o artilheiro Marcos, do Pé do Morro. Ele defendeu três bolas consecutivas do goleador.
Em uma das chances, Marcos recebeu lançamento, nas costas do defensor, e avançou. Keury saiu e ele tocou por cima, mas, inspirado, o goleiro se recuperou e deu um tapa na bola, e evitou o empate. Quando o Pé do Morro parecia que iria empatar o jogo veio o castigo em um tiro livre direto. Pablo bateu forte, à meia altura, e fez um belo gol. Gabriel Souza, do Tabocão, voltou a manter o time vivo na partida, ao diminuir para 4 a 3.
O quinto gol do Sapolândia saiu também dos pés de Pablo. Ele tabelou com Nicardo, e recebeu de volta para ampliar. A partida ganharia ares de dramaticidade após Jáder Silva, do Pé do Morro receber passe e descontar a 48 segundos do fim. O Sapolândia conseguiu segurar a pressão e manter o resultado para avançar a final da competição.