Augusto Rocha
A 5ª e última rodada da fase de grupos da Copa Portal de Futsal vai definir, neste fim de semana, no Ginásio Ademar Amorim, em Pedro Afonso, as últimas equipes que avançam para as quartas de final. Aliança, Tupirama, Sapolândia, Feras da Barroca e Rio Preto/Plantese já garantiram matematicamente a classificação para a próxima fase. Além dos dois melhores colocados nas três chaves, os dois times que terminarem em terceiro também se classificam.
Restam três vagas para a próxima fase. Técnicos e dirigentes fazem as contas. Na chave A, o Pé do Moro está quase garantido. Juventus, também no grupo, Filadélfia e Sonic, na Chave B, e PDN, na Chave C, ainda estão na briga pelas últimas vagas nas quartas de finais.
No sábado, às 19h, o já eliminado, Ribeirão joga contra o Sapolândia, que busca a vitória para assumir a liderança da Chave B. Com chances matemáticas de classificação, o PDN enfrenta o Rio Preto/Plantese.
Para avançar para as quartas de finais, o PDN precisa de um milagre. A equipe terá que torcer por uma combinação de resultados. Além de precisar golear o Rio Preto para fazer um bom saldo de gols, a equipe terá que torcer para o Feras da Barroca vencer o XV de Julho, no primeiro jogo, no domingo, e por um empate entre Filadelfia e Sonic, para não depender dos critérios de desempate, já que tem saldo menor do que os dois times.
A partida entre Filadelfia e Sonic será acompanhada também de perto pelo Juventus, que pode garantir vaga apesar da vitória de uma das equipes. Com melhor saldo de gols, o time juventino só pode ser eliminado se acontecer um placar muito elástico em favor de um dos adversários.
Classificado para a próxima fase, o Aliança pega o Pé do Morro de olho na liderança da chave A. O jogo será a partir das 20h, neste domingo. O time de Fortaleza do Tabocão está quase garantido para as quartas de finais. A equipe precisa de apenas um empate para assegurar a vaga. Mesmo se sair derrotado de quadra, o Pé do Morro pode se classificar. Nesse caso, o time terá que torcer para que o PDN não vença o Rio Preto, e o Filadélfia não derrote o Sonic.