O Documento
O Tocantins conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenis Femininas de Vôlei da Segunda Divisão, disputado no Ginásio Aecim Tocantins em Cuiabá. O título veio neste sábado, 23 de junho, após as tocantinenses derrotarem o Mato Grosso do Sul por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/13, 25/23. O terceiro lugar ficou com o Rio Grande do Norte, que derrotou Goiás por 3 sets a 1. As três primeiras colocadas garantiram vaga no campeonato da 1ª Divisão de 2013.
A equipe sul-mato-grossense começou a partida melhor e chegou a abrir seis pontos de vantagem no começo do primeiro set. Depois, a seleção de Tocantins reagiu, comandada pela camisa 8 Domingas, que tem passagens pelas seleções brasileiras infantis. As tocantinenses viraram o placar para vencer o primeiro set e ganharam o segundo set com facilidade.
No terceiro set, o Mato Grosso do Sul voltou a abrir vantagem e esteve perto da vitória, quando chegou a abrir 23x20 no placar. No entanto, a camisa 8 de Tocantins voltou a aparecer, fazendo os pontos decisivos e garantindo a vitória para seu Estado em pouco menos de uma hora e trinta minutos de jogo.
O treinador da seleção de Tocantins, Antônio Nazaré Rodrigues de Oliveira, celebrou a conquista. “É muito importante para o meu Estado, porque o vôlei é pouco difundido por lá. Espero que essa conquista sirva de incentivo e de exemplo, para que mais pessoas busquem a praticar este esporte em Tocantins”.
Já o treinado do Mato Grosso do Sul, Genilson Jabes, valorizou o segundo lugar, principalmente pelo fato da equipe ter conquistado um dos seus objetivos, que era o acesso para a 1ª Divisão. “Infelizmente, acho que a minha equipe sentiu o lado psicológico na decisão, mas é algo que acontece pela idade que elas têm, sempre há oscilações”. A derrota na final foi a única das sul-mato-grossenses no torneio.
Para Carlos Barroso, representante da Confederação Brasileira de Voleibol, o campeonato esteve dentro do que era esperado tecnicamente. “O objetivo desse torneio é que o Brasil inteiro jogue, que todas as regiões possam mostrar as suas jogadores”. O auxiliar técnico da Seleção Brasileira Infanto-Juvenil, Ricardo Picinin também destacou a oportunidade de observar várias jogadoras. “Este é um torneio que está voltando a ter importância, onde há a oportunidade de ver jogadoras que não aparecem sempre”. Ricardo destacou a ponteira Domingas e também a levantadora Nayara do Tocantins, que disputou o último campeonato mundial da categoria pelo Brasil.
A secretária-adjunta de Políticas Especiais da Secretaria de Esportes e Lazer, Janete Oliveira, falou que receber um evento nacional é muito importante para Mato Grosso. “É um evento que projeta nosso Estado e, além de promover o voleibol, promove também o nosso povo. E o Aecim é um estádio com uma bela infraestrutura, está entre os cinco melhores do Brasil”.
O incentivo ao esporte também foi destacado pelo presidente da Federação Mato-grossense de Voleibol, Nicanor Lopes Reis Filho. “Incentiva não só a prática do vôlei em Cuiabá, mas em todo o Mato Grosso. Nessa competição, nossa equipe foi formada por jogadoras de todo o Estado”. A equipe mato-grossense terminou a competição na 9ª Colocação. Nicanor avalia que o desempenho poderia ter sido melhor e diz que irá trabalhar para o crescimento do vôlei do Estado.