Não é apenas a proximidade da primeira edição regional da Feira Literária do Tocantins (Flit) que está agitando Arraias, pois, entre os dias 11 e 15 de julho, o município pode ser considerado a capital esportiva do Estado, já que recebe, também, os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). No total, são 380 alunos-atletas de seis diferentes cidades e 19 unidades de ensino jurisdicionadas à Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Arraias participando dos embates de atletismo, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de areia e xadrez, nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17.
Chamado por muitos de Usain Bolt tocantinense, Mikeias Xavier, estudante da Escola Estadual Agrícola David Aires, de Arraias, já garantiu vaga para a etapa estadual dos Jets, a ocorrer em Palmas, em três modalidades: 100 metros rasos, 200 metros rasos e revezamento 4x100 metros. Segundo o jovem de 14 anos, a vontade de vencer é a principal motivação que ele possui. “É sempre uma emoção correr em busca da vitória. Meu combustível é este: vencer! Na minha cabeça, enquanto corro, eu só foco na linha de chegada e me imagino mais veloz, ganhando de todos e sendo campeão”, ressaltou o aluno, que cursa o 8º ano e foi o vencedor da última edição dos Jogos nos 250 e nos 1000 metros, além do mesmo revezamento.
A única equipe de esporte coletivo que já conquistou o direito de participar da fase estadual dos Jets foi a de futsal feminino da Escola Estadual Santa Rita do Rio Palma, de Paranã. Destaque da partida que definiu a obtenção da vaga, defendendo três penalidades, a goleira Luzimeire Dias de Souza, do 7º ano da unidade, se diz motivada para o novo desafio. “O time está há muito pouco tempo junto, e mesmo assim conseguimos vencer. Mas nós queremos fazer mais, e precisamos treinar para melhorar. Queremos chegar em Palmas mais fortes e sei que podemos conseguir isto”, reforçou a estudante de 12 anos.
Aluno do 2º ano do Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, do município de Combinado, Hugo Alejandro Salazar Mendoza, de 14 anos, foi o vencedor no xadrez, e afirmou adorar competir. “Eu sou enxadrista há três anos, e aprendi com o meu pai, com quem disputo partidas a sério; tanto com ele como com os meus amigos, o que me serve de treino. Gosto deste esporte, sou incentivado pelo meu pai e pelo meu professor, por isto consegui vencer”, explicou Hugo Alejandro.